Para quem gosta de receber visitas em casa e adora pensar em cada detalhe para surpreender os amigos e familiares, não pode negar que uma mesa posta e lindamente decorada faz toda a diferença na recepção.

Precisa de ideias de mesa posta para qualquer ocasião? Separamos especialmente para você diversas dicas de como criar uma mesa posta elegante e bonita. Aproveite!

O que é a mesa posta?

Entender o que significa mesa posta é muito simples! A mesa posta é o ato de organizar elementos na mesa, como pratos, talheres e copos, com o objetivo de apresentar uma refeição como os seus convidados merecem, que pode ser o café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Existe um tipo diferente de mesa posta para cada uma dessas refeições. A ocasião também faz toda a diferença na hora de montar a mesa, já que para um churrasco, por exemplo, a mesa pode ser posta de uma forma mais despojada, enquanto para um jantar de noivado, os elementos que irão compor a mesa precisam de um pouco mais de requinte e sofisticação.

Uma mesa posta para o dia a dia também é bem diferente de uma mesa para uma ocasião especial, como um aniversário ou dia dos namorados. Por isso, antes de mais nada é preciso saber para qual ocasião a mesa será montada.

O que precisa para montar mesa posta?

Definindo a ocasião fica muito mais fácil saber o que colocar sobre a mesa. Mas antes disso, ainda é preciso definir o cardápio. Pois para cada tipo de refeição existem talheres, copos e pratos específicos.

Mas de modo geral, alguns itens são coringas e sempre serão utilizados. Por isso, tenha-os sempre em mãos. Confira na lista abaixo, os itens indispensáveis para uma mesa posta bem caprichada:

  • Toalha de mesa, jogo americano ou sousplat
  • Pratos
  • Talheres
  • Taças e copos
  • Xícaras e pires
  • Guardanapos
  • Planta / Flor decorativa
mesa posta com flor artificial

Como montar uma mesa simples? 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para montar uma mesa, vamos ao passo a passo de como fazer a mesa posta. Confira:

1 – Organize a toalha, o jogo americano ou o sousplat

Caso utilize jogo americano ou sousplat, lembre-se que irá precisar de um para cada convidado e que o item deve ser posicionado de frente a cadeira. 

Se for usar toalha de mesa, verifique o comprimento para que as pessoas não tropecem na toalha.

2 – Organize os pratos de acordo com o menu

Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. 

O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. 

Se a refeição contar com petiscos antes do jantar, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele.

3 – Organize os talheres

A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. 

Por exemplo, o menor e mais externo deve ser o de salada, partindo para o de peixe – se for o caso – e o garfo principal, que fica na parte mais interior, encostado junto ao prato. 

Do lado direito vem as facas e a colher de sopa. Dessa forma, você terá de fora para dentro: a colher de sopa – se for o caso, a faca de entrada e a faca principal. 

A colher de sobremesa fica posicionada acima do prato.

O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.

4 – Organize as taças 

Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. 

A primeira é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água.

Esse é o passo a passo para montar uma mesa posta formal para um jantar ou almoço especial. Para o dia a dia, você pode optar por uma mesa posta mais simples com apenas os talheres principais e de sobremesa, uma taça e o prato de entrada e principal.

Dica Bônus: Como decorar a mesa posta?

Aqui, vale a criatividade e a personalidade do anfitrião. 

O centro de mesa é um item que traz beleza à mesa posta, podendo compor um gracioso buquê de flores, um candelabro com velas acesas, para um clima mais romântico, ou até mesmo uma cesta de frutas bem geladinhas em ocasiões informais, como o brunch.

Para ocasiões mais formais ou eventos mais importantes, atente-se aos detalhes. Por exemplo, em reuniões grandes, é interessante adicionar marcadores de lugar na mesa posta. Além de personalizarem a reunião, os marcadores podem ser tradicionais, com cartões simples com os nomes dos convidados, ou levarem um ar divertido à reunião. 

Versáteis e super charmosos, os vasos podem ser usados até mesmo em cima da mesa. 

Você pode optar por flores artificias ou apenas verdinhos para dar um toque na decoração. 

Uma dica importante aqui, é só cuidar para não sobrecarregar a mesa, fora isso, mostre seu bom gosto por mesa posta.

Depois de todas essas dicas e inspirações é hora de colocar em prática a criatividade e demonstrar todo seu capricho para criar uma linda mesa posta e deixar qualquer recepção na sua casa muito mais especial.

Confira a seguir algumas inspirações de decoração para você ter mais ideias na hora de montar a sua mesa gastando pouco! 🥰

mesa posta com flor artificial
mesa posta com flor artificial
mesa posta com flor artificial
mesa posta com flor artificial
Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!