fbpx

As suculentas artificiais são consideradas por paisagistas e decoradores uma excelente opção para a decoração de diversos tipos de ambientes. O motivo é que, além de lindas, elas são versáteis e duradouras.

Da família dos cactos, as suculentas são plantas conhecidas por apresentarem folhas firmes e corpulentas. Há várias espécies com cores, formatos e tamanhos diferentes que permitem sua utilização para ornamentar eventos, ambientes residenciais e comerciais.

Neste artigo reunimos dicas de decoração abordando como utilizar essas plantas e harmonizá-las de acordo com os locais. Boa leitura!

1. Utilize as suculentas artificiais em diferentes ambientes

A versatilidade das suculentas artificiais permite que sejam utilizadas nos mais diversos ambientes, dando a eles um toque exótico. Em eventos essas plantas podem decorar mesas e painéis de parede. Além disso, elas podem se transformar em lindas lembrancinhas para os convidados.

Nas residências, as suculentas complementam a decoração de salas, quartos, banheiros, lavabos, jardins internos e externos. Em escritórios, consultórios e hotéis, elas conferem muito charme e personalidade, podendo ser utilizadas como quadros e vasos em pequenas mesas de centro ou de canto.

2. Faça arranjos diferenciados

Os arranjos com mais de uma espécie de suculenta ou misturada com outros tipos de plantas ficam lindos em ambientes internos, como hall, sala, ou cantos da casa. Outra boa opção é decorar esses ambientes com vasos contendo apenas uma suculenta grande.

Nas áreas externas, como jardins e varandas, é interessante fazer os arranjos em gaiolas decorativas. Para tanto, utilize espécies de cores e tamanhos variados. O resultado é uma decoração delicada, com um toque vintage.

Veja a seguir outros arranjos muito interessantes que proporcionam efeitos incríveis na decoração!

Terrários

Uma excelente forma de utilizar as suculentas artificiais é em terrários. Eles dão um efeito de floresta em miniatura. Para fazê-los, utilize recipientes como tigelas ou redomas de vidro, fixando-as com pedrinhas coloridas ou areia.

Vasinhos individuais

As suculentas pequenas podem ser colocadas individualmente em vários tipos de recipientes: de cerâmica, vidro, latas, cachepôs, xícaras e outros, bastando usar a criatividade.

Esses arranjos se transformam em charmosos itens de decoração em banheiros, lavabos, na mesa de centro de salas, entre outros. Um lindo efeito pode ser conseguido também com a combinação de vasos e plantas em diferentes cores e tipos.

Painéis

O painel verde ou muro inglês, fica encantador com a utilização de suculentas artificiais. Na hora de montá-lo opte por diferentes variedades e cores — quanto maior a diversidade, mais bonito será o resultado.

3. Verifique se o vaso harmoniza com a planta e com o ambiente

As plantas suculentas combinam com uma infinidade de vasos, mas eles devem ser harmonizados considerando cores, tamanhos e estilos. Esses aspectos também devem ser observados em relação aos itens já existentes na decoração, como pisos, tapetes e paredes.

Para abrigar as plantas suculentas podem ser utilizados os vasos de cerâmica, de vidro, de cimento queimado e até latinhas de alumínio. O importante é combinar cores e formatos com o local que deseja decorar.

A decoração escandinava que adota um estilo mais moderno permite várias opções, como os recipientes em vidro claro ou escuro, ou ainda, de concreto em cores foscas. Já os mais clássicos pedem vasos esmaltados ou em cerâmica, em cores neutras.

Para locais mais arrojados podem ser utilizados os que apresentam cores e formatos geométricos. É possível também, mesclar vasos e plantas de cores e espécies diferentes em um mesmo recipiente. Dessa forma se obtém um lindo efeito com tom sobre tom.

4. Opte por locais que destacam a planta

É muito importante observar locais estratégicos para destacar as plantas. Na sala, um vaso com suculentas pode se tornar um excelente centro de mesa ou um lindo mosaico nas paredes. Os jardins internos e externos também são locais perfeitos para valorizar esse tipo de planta e fornecem um charme incrível aos ambientes.

Como vimos, as suculentas artificiais são excelentes opções para a decoração de diferentes ambientes internos e externos, podendo, ainda, ser utilizadas em eventos. Para obter bons resultados em decorações, é fundamental utilizar plantas de alta qualidade e harmonizá-las com os ambientes.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre decoração com plantas e flores artificiais? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!