Quem não gosta de entrar no clima e deixar a casa ainda mais bonita e cheia de vida nessa época do ano, não é mesmo? O Natal e as festas de final de ano trazem para o convívio um clima de paz e união. Por isso, para muitas pessoas é importante preparar a casa para a noite da ceia, e claro que os Arranjos de Natal com Flores Artificiais não podem ficar fora dessa.

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano, é o momento não só da troca de presentes, mas também de confraternizações com amigos e familiares, comidas típicas e decoração natalina. O clima toma conta das lojas, shoppings e também da decoração de interiores nessa época, e aos poucos a magia dessa época vai invadindo todos os cantinhos.

Para que todo este clima natalino seja ainda mais agradável e inesquecível, também é essencial caprichar na decoração da sua casa. Vamos te mostrar como!

A Flor de Natal

É praticamente impossível falarmos de flores no natal sem lembrarmos da famosa Poinsettia. Durante esta época de pura magia, as ruas, shoppings e outros locais viram jardins dessas espécies conhecidas por aqui também como Flor de Natal. 

Essa tradição veio dos Estados Unidos, onde ela recebe nomes sugestivos como Christmas star (estrela-do-natal) ou Christimas flower (flor-do-natal) e é cultivada especialmente para colorir de vermelho e verde essa comemoração.

Características 

A poinsettia pertence à família das  Euforbiáceas, tendo formato arbóreo e grande porte, podendo atingir até três metros de altura quando plantada em solo. Aquilo que parecem ser pétalas, são na verdade brácteas, folhas modificadas responsáveis por atrair os polinizadores (insetos e aves) para a sua reprodução. Essa é uma questão de sabedoria da natureza, já que as verdadeiras flores da planta são muito pequenas e imperceptíveis. Por esse motivo, essa parte é bem colorida e dá um toque de exoticidade à espécie.

Além da tradicional cor vermelha, também é possível encontrar poinsettias em várias outras cores, como brancas, roxas e rosas, sendo ótimas para decorar os ambientes ou presentear em qualquer época do ano.

Como decorar sua mesa com arranjos de Natal

Para iniciar a decoração da sua ceia de natal, você pode começar incluindo arranjos na mesa. Eles são responsáveis por trazer uma energia incrível ao espaço e ajudam a espalhar a magia natalina nos cantos da casa. 

Faça arranjos com taças, velas, bolas que são usadas para decorar a árvore de natal e ramos verdes, além disso, pinhas e laços são adereços mais que indispensáveis para uma mesa de natal perfeita.


Esses itens deixam o espaço muito mais requintado e aconchegante, quando montados para combinar com os outros itens do espaço, como os pratos e móveis. Uma boa alternativa para isso é buscar em nosso site diferentes arranjos e vasos para compor o seu ambiente, aproveite e vá às compras!

Frutas e flores na decoração

Uma técnica muito utilizada na decoração de ambientes nessa época do ano – até mesmo na decoração de salas de estar – é a utilização de flores e frutas. Para preparar sua casa para o Natal ou sua mesa de jantar para a ceia das festas de final de ano, aposte na decoração com muitas flores e diferentes espécies de plantas artificiais, além de lindas, essa podem fazer parte da sua decoração de maneira permanente, pois não estragam..

Nas mesas de centro e de jantar aposte em uma travessa com frutas. As frutas e flores artificiais também podem ser utilizadas para decorar velas e compor as guirlandas.

Guirlandas

Há diversas opções de guirlanda para você escolher e comprar, mas que tal fazer uma guirlanda toda artesanal? Nossa dica aqui é construir uma guirlanda fugindo um pouco do comum, não use só flores e galhos, aposte também nas pinhas, fitas e tintas spray nas cores do resto da decoração.

São diversas opções de formas para montar a sua guirlanda, a dica aqui é você usar sua imaginação.

https://www.youtube.com/watch?v=8-hA5S4NrhU

Flores e Plantas da época ideais para decorar a mesa de Natal?

Independente de serem artificiais ou não, algumas plantas não são de origem brasileira, mas se adaptaram muito bem à nossa região. A cereja, por exemplo, é um clássico do Natal brasileiro.

Cereja


A lichia também é outra fruta de origem asiática que nesta época do ano parece pipocar na mesa dos brasileiros nas festas de fim de ano.

Lichia

Outra fruta que faz sucesso na hora de decorar a mesa para o Natal é a ameixa. Além de ajudar na composição, ela também tem presença marcada nas receitas de Natal e Réveillon.

Ameixa

O damasco é outra fruta oriental que se adaptou muito bem em terras latino-americanas. Sua safra por aqui é muito forte entre os meses de dezembro e março. Por isso é uma fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada.

Damasco

Mas dentre todas as opções acima, as mais requisitadas, certamente, são as uvas. 

Uva

Todas elas, quando juntas, podem formar uma bela decoração para a sua mesa de Natal. 

Agora, sem dúvidas, a planta mais usada no dia de Natal é a poinsétia, também conhecida como bico de papagaio ou  flor do Natal. 

Ela é uma planta originária do México e seu nome científico é Euphorbia Pulcherrima. Por ser uma planta de dia curto, floresce exatamente no solstício de Inverno no Hemisfério Norte que coincide com o Natal no Brasil.

Mas caso você queira dar um toque de sofisticação à sua mesa, aposte em rosas vermelhas. Finas e vibrantes, as rosas remetem ao amor e também ao bom gosto nesta época do ano.

Como montar o seu arranjo para mesa de Natal?

Para decorar a sua mesa de Natal, que tal preparar um arranjo especial? Junte flores e frutas em uma guirlanda natalina e coloque no centro da mesa. Você pode, também, acrescentar castiçais com velas ao redor, no entanto, evite as aromáticas para não atrapalhar a refeição. 

Juntar pinhas e laços também pode trazer uma boa composição à sua mesa. Outra ideia é distribuir as frutas em bandejas de forma harmoniosa. 

Foque nas cores natalinas

Pois é, as cores natalinas costumam dar um up em toda a organização. Elas são verde, vermelho, dourado e branco. E não por acaso, cada uma delas possui um significado diferente:

  • Verde: simboliza esperança, resistência e resiliência;
  • Vermelho: para aqueles que acreditam, representa o sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus. Mas também pode significar o amor que rodeia toda a data;
  • Dourado: representa luz. Além disso, simboliza o ouro, que foi dado de presente por um dos Três Reis Magos a Jesus em seu nascimento;
  • Branco: representa a pureza, a inocência e a vida de Cristo ao mundo.

Outros itens da decoração natalina, como velas e árvores de Natal também levam consigo um significado especial. O famoso pinheiro, por exemplo, simboliza a vida. Isso porque é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde até mesmo durante o inverno, quando a maioria das outras árvores perdem suas folhas. 

Já as velas natalinas representam a luz que o nascimento de Jesus trouxe para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

Se você curtiu as nossas dicas de decoração para a sua mesa natal, você irá adorar ficar por dentro de mais dicas sobre como montar a sua Mesa Posta gastando pouco! 😍

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!