Para inspirar a decoração, nada melhor do que ficar por dentro das cores do ano. As maiores marcas do mundo sempre lançam tendências — por meio de estudos que envolvem muita pesquisa e análises — que valem ser utilizadas.

Os especialistas da PPG, por exemplo, elegeram o verde-escuro como a principal cor do ano dentre as 200 cores da Previsão de Tendências de Cor Global da PPG para 2019. O verde Night Watch divide espaço com outras propostas, como o Living Coral da Pantone e o Quentão da Suvinil. Além disso, temos outras opções e dicas de como se inspirar nessas tonalidades para criar ambientes incríveis. Vamos conferir?

Invista no verde-escuro

Uma das cores mais impactantes para 2019 será o verde Night Watch. A ideia já virou tendência e traz uma sensação revigorante para diferentes espaços. O tom encorpado desse verde transmite efeitos curativos e o frescor das flores para os ambientes, além do poder restaurador da natureza.

De acordo com o gerente de marketing de cores da PPG, o impacto do verde Night Watch é muito importante para a sociedade, hoje mais do que nunca. Toda a pegada sustentável tem transformado a cada dia os espaços, tanto corporativos quanto residenciais.

As flores e plantas na decoração

Junto ao verde como tonalidade para a decoração, também vale adicionar outros elementos como flores e plantas. Uma dica é apostar em alternativas artificiais, uma vez que cuidar de espécies naturais em ambientes fechados, principalmente, requer tempo e dedicação redobrados.

A combinação com o dourado

O verde-escuro também pode ser utilizado com tonalidades metalizadas, principalmente douradas — ouro amarelo, ouro rosa, cobre e bronze. Uma parede Night Watch, por exemplo, combina perfeitamente com objetos decorativos, molduras ou detalhes da mobília nesses tons.

Aposte na tonalidade coral

A Pantone influenciou, por mais de 20 anos, a criação de produtos e tendências da arquitetura, moda, movelaria e interiores, além do design gráfico, industrial e de produtos e embalagens. Após várias inspirações, a cor de 2019 é o Living Coral.

O tom é quente e remete também à natureza. Por ser mais irradiante, combina com ambientes externos e internos que trazem uma proposta mais energizante. Das paredes dos corais para as paredes e outros detalhes de projetos arquitetônicos, a cor consegue ser mesclada com detalhes naturais, como plantas, e acabamentos metálicos ou em madeira.

Varie na decoração com o mostarda

Ainda dentro de uma proposta que trabalha com as cores da natureza, a Suvinil elegeu um tom mostarda como uma das cores do ano. A ideia é fazer prevalecer uma sensação de conforto, sem perder a energia dos espaços vivos com tonalidades mais quentes. A cor Quentão, aliás, promove o que a marca considera como “o calor da vida que transforma a casa em lar”. A ideia serve para projetos que buscam uma vertente mais intimista, mesmo não sendo residenciais.

Crie ambientes mais relaxantes com o roxo

O roxo é uma tendência que não desaparece. O Ultra Violet, inclusive, foi a cor de 2018 pela Pantone. Esse tipo de tom mais intenso evoca a espiritualidade e é perfeito para criar ambientes relaxantes, num estilo de decoração zen. Para harmonizar o espaço e não carregá-lo com o roxo púrpura, vale aplicar detalhes mais suaves em lilás e até mesmo em rosa pastel. São opções místicas que mexem com os sentidos, causando conforto e bem-estar.

Brinque com paletas modernistas

Outra ideia bacana que é tendência para as cores do ano é envolver tonalidades que relembram o movimento modernista, como azul-marinho, vinho, verde petróleo e amarelo açafrão — algumas variações podem ser as apresentadas nas dicas anteriores.

Esse tipo de paleta, batizado pela Casa Vogue como “paleta modernista”, traz tonalidades e elementos também ligados à natureza. Além de deixar a decoração mais diversificada, coloca de lado a sobriedade e proporciona equilíbrio para projetos mais sensoriais.

Como não se apaixonar pelas cores do ano e criar projetos incríveis em 2019? Todas as apostas têm relação com a natureza e essa aproximação nos faz ficar ainda mais envolvidos com propostas sustentáveis para o dia a dia.

Gostou das dicas? Para continuar por dentro de mais novidades em 2019, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram!

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!