fbpx

Um ambiente com decoração natural fica mais bonito e promove o bem-estar. Por esse motivo, muitas pessoas procuram saber como fazer arranjos de flores e trazer um pouco da magia da natureza para dentro de casa.

Conseguir montar um lindo arranjo é mais uma questão de conhecimento e imaginação do que de gastos exorbitantes. Entretanto, nem sempre é possível preparar ornamentos naturais. Nesse sentido, as plantas permanentes se apresentam como uma excelente opção.

Para que você possa aproveitar a beleza da natureza em casa ou mesmo na decoração para os seus clientes, preparamos este passo a passo com dicas simples que podem ajudá-lo a fazer lindos arranjos com flores artificiais. Acompanhe!

Dicas sobre como fazer arranjos de flores artificiais semelhantes aos naturais

As flores artificiais, que antes eram conhecidas como “flores de plástico”, evoluíram muito e, atualmente, são utilizadas por designers que as consideram como “flores permanentes”.

Para fazer arranjos de flores mais realistas é importante optar pelas que mais se aproximam da aparência natural e observar alguns aspectos como os que comentamos no passo a passo a seguir.

Entenda o ambiente onde ficará o arranjo

Antes de escolher os materiais para fazer o arranjo, é importante observar a decoração do ambiente em que ele será colocado. Dessa forma, é preciso considerar o estilo e a iluminação do local.

Harmonize o arranjo de flores artificiais com a decoração

É fundamental escolher a base do arranjo de flores de forma a harmonizar com a decoração do ambiente. Os mais descontraídos combinam com recipientes decorados, alegres e coloridos. Já os locais mais rústicos ficam perfeitos com recipientes de madeira. Para os mais sofisticados, os vasos de mármore proporcionam mais elegância.

Escolha bem os materiais do seu arranjo

Prefira materiais como a seda ou outros mais sofisticados, em tons semelhantes aos naturais. Para boas escolhas, faça antes uma pesquisa em sites especializados e redes sociais a fim de obter informações com pessoas do ramo.

Opte por flores artificiais semelhantes às naturais

Para alcançar um resultado bem próximo do real é importante escolher os modelos que reproduzam os detalhes das flores naturais. Verifique a textura dos galhos, caules, folhagens, flores, troncos e raízes. Prefira as flores com “imperfeições”, como espinhos e variações de tonalidade e tamanho, pois esse é um aspecto que pode impactar na aparência realista.

Também é essencial observar a resistência dos materiais para garantir a durabilidade da decoração. Nesse sentido, é sempre bom ter em mente que o preço mais baixo pode, muitas vezes, representar um custo mais alto a médio e longo prazo, e isso é definido pela qualidade do produto.

Selecione os recipientes ideais para o arranjo

Após escolher as melhores flores artificiais, é preciso selecionar todo o material de suporte, como tesouras, enfeites e recipientes. As plantas artificiais ficam mais bonitas e naturais quando são colocadas em vasos que remetem às flores naturais.

É fundamental analisar atentamente os tipos de recipientes. Para obter inspiração, é válido visitar floriculturas e observar os modelos utilizados. As melhores flores, independentemente do tipo de arranjo, são as de cano mais longo — caso fiquem muito altas, basta cortá-las para que fiquem adequadas ao recipiente.

Invista em acessórios

Os acessórios enriquecem e são essenciais em uma decoração natural. Para tanto, aposte em galhos, fitas de tecido e palha, entre outros adereços que potencializam a graciosidade do arranjo, como:

  • animais e plantas em miniaturas;
  • argila;
  • cascas de madeira;
  • pedrinhas artesanais;
  • vasos em diferentes formatos.

Monte um arranjo com maestria

Para que um arranjo chame atenção apenas pela sua beleza e não pela sua artificialidade, o melhor é misturar pelo menos três tipos de flores. No caso de usar vasos transparentes, é possível disfarçar a falta de água com raízes, musgos, cascalho ou cascas de pinus. Um vaso de flores sem água no fundo vai logo parecer estranho, lembre-se disso!

Faça um terrário de flores artificiais

O terrário é um pequeno jardim montado de forma criteriosa e delicada, que fica lindo em decorações residenciais e comerciais. Em geral, ele é montado em peças de vidro ou cerâmica. Para montá-lo, basta soltar a criatividade e escolher um recipiente aberto ou fechado, como um aquário, um bule ou um pote de vidro.

A base é iniciada com pedras ou cascalhos, com uma ou mais camadas de terra ou areia. As suculentas artificiais são as mais indicadas. A finalização pode ser feita com bonecos (animais e árvores) em miniatura, que fornecem um efeito mais realista. Para destacá-lo no ambiente, utilize um suporte mais alto de madeira como apoio.

Faça a manutenção das flores

Mesmo não sendo flores verdadeiras, é preciso fazer manutenção para que os arranjos fiquem impecáveis por mais tempo e mantenham a ilusão de serem flores naturais. Para tanto, é importante substituir flores e acessórios que tenham perdido a vivacidade da cor ou a beleza da textura.

Deixe o arranjo sempre limpo

Para limpar e retirar a poeira pode ser utilizado um espanador, um pano de microfibra ou até mesmo um secador de cabelos com ar frio. As de silicone podem ser lavadas com água e sabão — as de seda bastam ser espanadas.

A limpeza de flores avulsas, que não estão em um arranjo, deve ser feita com um saco contendo duas colheres de sopa de sal. Após fechá-lo, basta agitar para que o pó grude no sal. Em seguida, retire as flores da sacola e agite-as para retirar o excesso de sal.

Para uma higienização mais profunda, prefira um detergente neutro e enxague-as em seguida, deixando-as secar de cabeça para baixo, em local protegido do sol.

Diversifique as flores no arranjo

Um lindo arranjo pode ser obtido com a diversificação de flores. Além de suculentas e cactos, que são ótimas opções para locais pequenos, um delicado arranjo de adálias ou astromélias é diferente e perfeito para a decoração de vários ambientes internos e externos.

Os crisântemos, as rosas, as margaridas e as orquídeas em miniaturas também são excelentes opções para diferenciar um arranjo de flores artificiais, deixando-o colorido e delicado.

Perfume o arranjo de flores artificiais

O arranjo também pode ser transformado em um lindo aromatizador para ambientes. Veja como obter esse efeito:

  • cole um cordão encerado na parte interna do vidro com cola quente — faça algumas voltas, para servir como base de aderência para as flores artificiais;
  • escolha flores sortidas e harmonize as cores;
  • fixe as flores no cordão;
  • passe a ráfia e faça um nó para tampar o cordão;
  • coloque o líquido do difusor.

Além de ficar com um efeito muito bonito, o aroma agrega valor ao arranjo de flores artificiais, principalmente quando harmoniza com o ambiente.

Conforme verificamos, é possível fazer lindas decorações com plantas permanentes. Entretanto, é importante saber como fazer arranjos de flores artificiais a fim de obter resultados mais realistas. Para tanto, basta seguir o passo a passo que apresentamos neste artigo e fazer a harmonização com o ambiente.

Agora que você já sabe como fazer arranjos de flores, que tal conhecer materiais de alta qualidade com um excelente custo-benefício? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em apresentar a você o nosso catálogo de produtos!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!