As flores artificiais para a decoração ajudam a deixar os ambientes mais bonitos e charmosos. Seja para áreas internas ou externas, o fato é que esses itens podem ser encontrados em diversos tipos, cores e tamanhos. Por esse motivo, há plantas para todos os estilos.

Porém, usar as flores artificiais exige um toque de sofisticação, principalmente quando falamos de flores coloridas. A cor transforma completamente a decoração e as flores coloridas são aliadas para isso.

Elas oferecem alegria à casa ou ambiente comercial, além de combinarem com diversos tipos de estilo. Dentre as principais dificuldades de quem tem interesse em decorar com flores, a combinação de cores encabeça a lista. São tantas opções e possibilidades que, em um primeiro momento, pode mesmo parecer difícil.

Se você também tem dúvidas sobre como decorar o seu ambiente usando flores artificiais coloridas, vem descobrir como combiná-las e deixar sua decoração ainda mais incrível!

Entendendo a teoria das cores

Nada melhor do que um pouco de ciência e arte para tornar a missão de decorar com flores artificiais coloridas mais prática. O famoso círculo cromático é uma representação simplificada de como as cores combinam entre elas.

Dividido em quatro grupos de três, o círculo é composto por:

  • cores primárias: amarelo, azul e vermelho;
  • cores secundárias: a mistura entre as cores primárias, ou seja, laranja (amarelo + vermelho), roxo (azul + vermelho) e verde (azul + amarelo);
  • cores terciárias: mistura das cores primárias com secundárias, ou seja, nuances como amarelo esverdeado, vermelho vinho e verde água, por exemplo.

Além dessa divisão, o círculo é dividido em cores quentes (que remetem ao fogo, caso do vermelho, amarelo e laranja) e cores frias (que remetem ao gelo, como azul e lilás, por exemplo).

Como combinar as cores das Flores Artificiais?

Aí é que está o grande truque: o círculo cromático é dividido de forma a combinar esquemas de cores. Ou seja, você pode criar combinações usando cores complementares, análogas ou monocromáticas.

Nas combinações complementares, o resultado é de maior contraste, já que as cores se mostram paralelamente, ou seja, em frente à outra no círculo. Já nos arranjos análogos, as cores estão imediatamente ao lado uma da outra no círculo e nos monocromáticos, você vai variar apenas o tom, a saturação, da mesma cor.

Dessa forma, você sempre vai acertar na hora de criar seus arranjos, que poderão ser contrastantes ou mais discretos e elegantes.

Hora de combinar as flores

Agora que você já conhece um pouco da teoria por trás de arranjos lindos e coloridos, listamos algumas ideias que costumam chamar a atenção dos convidados. Ah, e lembre que o tom verde das folhagens sempre deve ser considerado como uma cor extra no arranjo!

Arranjos com flores vibrantes

As cores quentes sempre rendem arranjos que enchem o ambiente de alegria e energia. Então, se este é o seu objetivo, aposte em:

  • zínias + gerânios + flor gloriosa, nas cores vermelho, laranja e amarelo;
  • rosas, em tons de vermelho, rosa fúcsia e amarelo;
  • lírios + astromélias, nas cores rosa choque e amarelo, com muita folhagem.

Destaque: Lírio

O lírio é um tipo de flor artificial coringa, pois combina com diversos ambientes. Se a decoração for moderna, as flores brancas e rosas são ótimas opções.
Para quem deseja seguir uma linha mais clássica, vale a pena escolher ou montar um vaso com lírios brancos acompanhados de rosas e folhagens. Já os modelos em tons quentes, como laranja e vermelho, são ideais para ambientes com madeira ou elementos rústicos.

Arranjos que saltam aos olhos

Arranjos em cores complementares sempre vão chamar a atenção. Menos vibrantes que os arranjos mencionados acima, aqui o diferencial é a suavidade das cores em conjunto. Para um resultado assim, aposte em:

  • Gerberas + sálvia, nas cores alaranjadas e lilás;
  • Petúnias e margaridas, nas cores rosa e amarela.

Arranjos de flores monocromáticos 

O tom sobre tom nunca decepciona, seja na moda, nos objetos decorativos ou nos arranjos de plantas. Por isso, aposte em:

  • gerânios, calibrachoa e petúnias em tons de rosa;
  • lírios e rosas, em tons de pêssego e salmão;
  • haste de gérbera  e crisântemos em tons de amarelo.

Nesse meio dos jardins monocromáticos, um estilo chama muita atenção, o Jardim da Lua. As flores brancas vistas ao luar são lindas e muito românticas, então, você pode escolher a dama da noite e combiná-la com outras espécies artificiais, assim você não precisa se preocupar com adaptação nem cuidado com as diferentes espécies.

Além dessas, você pode escolher flores artificiais em tons de amarelo e lavanda, que costumam ficar lindas ao luar.

E como uma última dica, lembre-se: estas são apenas orientações e as ideias expostas jamais devem substituir seu gosto e preferências pessoais. O melhor esquema de cores para o seu arranjo é e sempre será aquele que te deixa feliz com o resultado.

Use e abuse das Orquídeas

As orquídeas artificiais são flores versáteis e combinam com diversos tipos de decoração e vasos. Se você, assim como a gente, é apaixonado por uma bela orquídea, confira essas dicas e inspirações que preparamos para você montar seu próprio arranjo em casa. 

https://www.instagram.com/p/CWWV940Fsz6/


Atualmente, as orquídeas artificiais são as queridinhas para os amantes de plantas e flores artificiais, ou para quem busca um arranjo diferente para sua decoração.

Opte por vasos que combinem com as flores artificiais

Vale a pena apostar também em outros objetos de decoração e vasos que vão combinar com seus arranjos artificiais. Esses são adereços especiais que vão fazer a diferença na decoração da sua casa, dando um ar mais completo para o espaço. Sendo assim, aposte nas novidades, deixe a sua imaginação voar!

Aproveite e se inspire com outras diversas dicas para acrescentar plantas à sua decoração em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!