Encontrar o tema perfeito entre tantos estilos de decoração pode ser um desafio para muitas pessoas. 

É normal que as pessoas se sintam perdidas com tantas informações sobre decoração. Ao mesmo tempo, é um exercício importante para descobrir o que realmente agrada e, com base nisso, repaginar o visual da casa com elementos que tenham a cara dos donos.

O ideal é optar por um que reflita a personalidade dos moradores e que todos os elementos harmonizem entre si. Mas essa não é uma tarefa tão fácil.

Para ajudar nesse processo, elaboramos uma lista com 8 dos principais estilos de decoração. Confira a seguir e faça sua escolha!

1. Estilo Vintage de Decoração

Podemos começar a entender esse estilo diferenciando-o do retro. Os móveis do estilo vintage possuem um aspecto antigo por causa das marcas causadas pelo tempo e uso, como arranhões, cores desbotadas, pintura descascada e superfícies desgastadas. 

Na decoração vintage, o ideal é buscar por móveis clássicos e combinações de cores mais arrojadas.

Uma boa dica é buscar móveis menores e até objetos de decoração em brechós e antiquários, para que eles sejam originalmente vintage. 

2. Estilo Country de Decoração

O estilo country para a decoração de ambientes é uma das tendências aconselháveis para os que amam composições com cara de campo. 

Com ele é possível oferecer conforto e aconchego para a casa, combinando elementos que podem ser encontrados em uma tradicional casa country e formando uma atmosfera que se deseja experimentar e na qual se adoraria viver.

3. Estilo Escandinavo de Decoração

Esse tipo de decoração é atemporal e tem como base a simplicidade da vida nos países nórdicos. 

O design escandinavo é um dos estilos de decoração mais conhecido pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo nas composições decorativas. 

O branco prevalece no ambiente e os tons que remetem à natureza são os responsáveis por dar vida ao local, em especial o verde. 

Para deixar o branco mais aconchegante, a madeira tem uma presença marcante nos móveis e revestimentos do piso e paredes. Assim, é comum encontrar plantas e objetos de madeira, pedras, lãs e algodão. 

Os recursos que compõem o estilo escandinavo são:

  • mobília com linhas retas e formas simples em madeira clara, como em pés de móveis, pisos e outros objetos;
  • cores neutras e contrastantes com aspecto envelhecido;
  • elementos diferenciados, como cerâmica, vidro e acrílico;
  • iluminação natural e paredes claras, com coloração mais pálida e neutra, destacando o branco, cinza e preto;
  • móveis e objetos com traços retilíneos, e cômodos amplos que transmitem sofisticação e elegância.

Mantas de lã sobre os sofás, tapetes de pelo alto e almofadas acrescentam conforto à modernidade dessa decoração. Os objetos são posicionados de uma forma incomum e é justamente isso que dá personalidade ao local. Um bom exemplo disso são quadros encostados no chão ou em prateleiras e fios de lâmpadas ficam aparentes.

4. Estilo Industrial de Decoração

Esse também é um estilo muito em voga atualmente. Caracteriza-se por uma decoração predominantemente cinza e preta, tubulações aparentes e objetos de arte.

A ideia é criar um clima de armazém ou galpão. Por isso, o pé direito costuma ser alto.

Luminárias em cobre ou alumínio e paredes de tijolo aparente ou com revestimento de cimento queimado são a marca registrada. As cores que compõem o ambiente são neutras e sóbrias, como o marrom, branco e cinza.

5. Estilo Minimalista de Decoração

O estilo minimalista é incrível, pois tem a capacidade de agradar qualquer pessoa. O minimalismo é um estilo onde se utiliza o mínimo de peças na decoração. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços tenham boa funcionalidades. 

A premissa desse estilo é: “menos é mais”. Ou seja, é baseada na escolha de poucos elementos para compor o ambiente. Para isso, a melhor opção é utilizar móveis multifuncionais.

Os móveis são baixos, elegantes e simples. As cores neutras predominam, como o cinza, bege, branco, preto. Para criar esse estilo, há poucos objetos decorativos. O ideal é eleger alguns que sejam bem marcantes para criar pontos focais, como um quadro na parede ou uma elegante peça de arte.

6. Estilo Campestre de Decoração

Associado às casas de campo, o estilo campestre aposta na madeira como material principal. 

A cortina de renda é um item marcante do estilo campestre. O estilo também valoriza a paleta de cores neutras para proporcionar a sensação de um ambiente maior.

Para dar graça e aconchego ao rústico, há a presença de flores, seja em estampas, seja nas floreiras distribuídas pelos ambientes. Sofás ou poltronas de couro não podem faltar.

Normalmente, a iluminação é em tom amarelado para destacar os elementos naturais e enriquecer o clima bucólico. Aposte também em fibra natural, que pode estar na cúpula de abajures, encostos de cadeiras, tapetes e mantas.

7. Estilo Clássico de Decoração

Quem gosta de sofisticação e elegância, certamente se identifica com esse estilo de decoração que lembra casas nobres e castelos. 

Se caracteriza pela riqueza de detalhes e pelo uso de elementos que trazem sofisticação. Além disso, é comum a mistura de formas, cores e texturas para agregar muita informação ao ambiente, seja amplo ou pequeno.

É um dos estilos de decoração preferidos de quem procura um visual luxuoso. Entre os recursos empregados estão:

  • contrastes: criados a partir de tons neutros nas principais superfícies e cores fortes nos objetos;
  • itens volumosos: tapetes felpudos, cortinas pesadas, mobiliário imponente, peças estofadas;
  • acessórios chamativos: lustres, castiçais, bandejas com arranjos de flores, espelhos grandes;
  • acabamento de alta qualidade: revestimentos com tons metálicos (cobre, prata, dourado), pisos e colunas de mármore, forro trabalhado com desenhos.

8. Estilo Moderno de Decoração

Criado como um contraponto para a pesada ornamentação típica do século XIX, o estilo moderno tem como lema a frase “a forma segue a função”, pronunciada pelo famoso arquiteto norte-americano Louis Sullivan. A palavra de ordem do estilo moderno é a funcionalidade (princípio essencial) e praticamente não há espaço para acessórios decorativos em excesso.

Assim como a corrente modernista que marcou a arquitetura, esse estilo se baseia no princípio da funcionalidade. Isso significa que os elementos decorativos ficam em segundo plano para que aspectos como a praticidade sejam priorizados.

Simples e livre de excessos, esse tema é perfeito para a criação de espaços atemporais e adequados a diferentes épocas. Veja os recursos que se destacam na composição moderna:

  • linhas puras e retas: nas paredes, pisos e móveis planejados;
  • leveza e transparência: muito vidro e materiais como aço, acrílico e policarbonato;
  • tons neutros: branco, bege, cinza, marrom e preto dominam as cartelas;
  • luz branca: traz um aspecto artificial e potencializa o efeito de amplitude;
  • espaços integrados: redução das paredes que criam barreiras visuais;
  • economia nos objetos: poucos acessórios para manter o visual clean.

Curtiu as opções? Tenha em mente que esses estilos de decoração são os mais populares e que é possível encontrar outros temas para valorizar os cômodos da sua casa. 

De todo modo, o segredo para decidir em meio a tantos estilos de decoração é selecionar aquele que engloba a maior parte de seus itens favoritos.