Seja uma festa de casamento ou até um almoço comemorativo, a decoração é sempre uma grande preocupação dos anfitriões no momento de planejar o evento. Independente da ocasião, as flores e arranjos dão um ar especial para a decoração de festas, tornando o ambiente mais agradável e encantando os convidados.

Os arranjos de flores são utilizados nessas ocasiões desde a antiguidade, mas até hoje fazem sucesso por mudar o ambiente, muitas vezes são consideradas até essenciais para a ornamentação da festa. 

Com o passar dos anos, diversas melhorias e comodidades foram sendo desenvolvidas, e com esses avanços, tornou-se possível investir em materiais duráveis e com a mesma sofisticação. 

Estamos falando das flores artificiais, elas são responsáveis por alegrar o ambiente, porém não dependem de manutenção preventiva e nem de descarte após a festa, podendo ser reutilizada como objeto decorativo para diversas outras comemorações.

Apesar de ser um artigo de festa comum nos dias de hoje, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como utilizá-las de maneira correta. Pensando nisso, separamos a seguir as principais dicas para te ajudar a utilizar flores e arranjos no seu evento!

Saiba quais flores escolher

Para ocasiões tão importantes, é necessário se atentar até nos mínimos detalhes para garantir que tudo saia como esperado. Na decoração, esses detalhes se tornam ainda mais um desafio, principalmente quando se trata de folhagens, flores e arranjos naturais.

Ao investir nestes tipos de plantas naturais, é necessário prestar atenção até mesmo na estação do ano em que a festa vai ocorrer, já que em algumas épocas é mais difícil de encontrar certas espécies. 

Veja algumas espécies de flores ideais para cada estação do ano:

  • Inverno: tulipas, bocas de leão, amor perfeito, copos de leite e rosas.
  • Primavera: jacintos, dálias, peônias, margaridas, rosas, girassóis, azáleas e petúnias;
  • Verão: camélias, cravo, hortênsias, gérberas, lírios e rosas;
  • Outono: bromélias, orquídeas, rosas e gloriosas.


Esse tópico se torna mais fácil ao optar por folhagens e flores artificiais, assim você pode se atentar somente ao gosto pessoal e toques de estilo de decoração. Para conhecer diferentes estilos de decoração utilizando plantas, acesse o link Saiba como escolher a planta artificial perfeita para o seu estilo de decoração.

Flores Naturais ou Flores Artificiais?

Antes de escolher qual flor usar na decoração, você precisa conhecer um pouco mais sobre as duas opções, pensando bem nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções. 

Por isso, confira abaixo um pouco mais sobre os tipos de flores para usar na decoração: 

Flores naturais

As flores naturais trazem um ar mais charmoso e sofisticado para a ocasião. As plantas naturais apresentam uma leveza ao toque, trazem mais perfume ao ambiente e demonstram cuidado para com o próximo, principalmente quando usadas em grande quantidade.

Porém, como nem tudo são rosas, o custo benefício pode não valer a pena, principalmente se levarmos em conta a durabilidade das plantas, que provavelmente terão de ser doadas após o evento ou até mesmo jogadas fora, além do valor monetário que supera os gastos com as plantas artificiais. 

Flores artificiais 

As plantas artificiais, por outro lado, são excelentes para estimular seu lado criativo na decoração. Por serem mais resistentes, baratas e com uma qualidade muito fiel às plantas naturais, você pode ousar e deixar sua imaginação fluir, por não precisarem de água ou luz solar, ou seja, qualquer tipo de arranjo que escolher pode ser espalhado pelo ambiente com muita facilidade.

Até mesmo a “briga” pelo buquê da noiva pode se tornar mais divertida, por permitir que a vencedora guarde as flores como recordação por muito mais tempo.

Escolha a temática da festa

Um dos primeiros passos para decoração de festas é definir qual a temática do evento. Com base nisso fica muito fácil trabalhar cores, texturas e até o tipo de flor que pode ser utilizada.

Busque trabalhar bem as cores e aproveitar ao máximo o tema escolhido. Por exemplo: ao trabalhar com tons pastéis, diversifique as cores como azul, amarelo e rosa. Assim você irá conseguir mais sofisticação e delicadeza.

Construa o melhor ambiente

Assim como na decoração da sua casa, a construção do ambiente é fundamental para a ambientação das pessoas na festa. Ao estar presente em um evento, mesmo sendo algo mais simples, é papel da decoração transportar os convidados para a realidade do evento, seja uma em temática mais formal como uma festa de casamento e debutante ou algo mais casual, como um almoço comemorativo, um aniversário ou até um jantar romântico.

Para construir um ambiente usando as flores, não são apenas as cores e tipos das folhagens que importam, mas também como estão dispostas no ambiente, principalmente quando se relacionam com outros elementos chave na decoração. Por exemplo: Nada como ir em um casamento e ver um belíssimo buquê nas mãos da noiva e algumas flores enfeitando o bolo.

Em alguns casos menos específicos, o ambiente é construído com mais sutileza, tendo sua construção baseada nos detalhes. Um elemento muito útil para a decoração de festas, independente do estilo, são os vasos decorativos, quando bem alinhados com a temática do evento, se tornam itens muito especiais e que chamam a atenção dos convidados.

Essas são algumas dicas para você arrasar na decoração de festas usando flores e arranjos. Com um trabalho estético mais aprimorado, seus eventos ficarão ainda mais emocionantes e memoráveis. 


Quer dicas sobre como usar as plantas para transformar o ambiente em um espaço zen? Acesse o link:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!