Quando se deseja imprimir em um ambiente características como sofisticação, elegância e beleza, o estilo de decoração clássica é o ideal para você. Caracterizado pela utilização de móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que agregam primor, requinte e classe ao ambiente.

A decoração clássica é um estilo que nunca saiu de moda e até hoje está muito presente, ganhando um grande destaque mesmo entre as tendências de decoração. Ela surgiu nos períodos grego e romano, quando a alta sociedade esbanjava poder e imponência. Tais características eram demonstradas também na decoração, marcada pela elegância e pela sofisticação.

No entanto, para acertar na composição, é fundamental seguir algumas regrinhas básicas. Pensando nisso,criamos esse artigo com dicas imperdíveis para você não errar ao escolher os elementos para compor sua decoração.

Venha com a gente e conheça os segredos do estilo de decoração clássica!

O que é uma decoração clássica?

A decoração clássica traz uma atmosfera luxuosa ao ambiente, por ser caracterizada por cores sofisticadas e objetos ornamentais. Se você quer deixar o ambiente elegante, essa é uma ótima opção.

Como dito anteriormente, ela surgiu na antiguidade, em um momento em que a beleza era sinônimo de riqueza. Com o passar dos anos, essa decoração se reinventou ao agregar os estilos moderno e contemporâneo.

O uso de detalhes requintados é a principal característica desse estilo. Eles são identificados na arquitetura do local, nas cores, nos móveis e nos objetos como vasos e arranjos de flores. Os enfeites se misturam às cores neutras, trazendo um ar de leveza e realeza. 

Além disso, a grande vantagem desse estilo é que nunca sai de moda, ao contrário, se ressignifica com o tempo.

Principais materiais utilizados na decoração clássica

Já mencionamos sobre a madeira nobre na decoração clássica. Mas o requinte também deve estar presente em outros materiais, como o mármore, que deve estar nos acabamentos, como bancadas da cozinha e banheiros, piso e, se o espaço permitir, vigas adornadas. Usar um revestimento no piso que imite madeira ou mármore é uma alternativa incrível de adicionar esses materiais à decoração.

Com relação aos tecidos, aposte na seda, brocado e veludo, tanto para as cortinas quanto para o estofamento de poltronas, cadeiras, sofás e divã. No caso das cortinas, elas devem ser longas, com aspecto teatral. Os padrões utilizados são os florais, listrados e lisos. Vale lembrar que devem sempre seguir a paleta de cores do estilo clássico.

Decoração imponente

Por falar em mobílias, o estilo clássico se destaca por peças antigas de fato ou envelhecidas propositadamente. Elas acompanham a essência do conceito, levando ao cômodo um ar de imponência, de suntuosidade e com detalhes ricos.

É comum encontrar colunas repletas de ornamentos, bem como os pés das cadeiras, mesas e outros móveis destacando os detalhes.

Objetos imprescindíveis na decoração clássica

O estilo clássico é um dos que mais abusa dos ornamentos e acessórios. Todavia, é fundamental ter cautela para não exagerar na dose, que pode deixar a decoração pesada, com confusão visual e cheia de elementos que não harmonizam entre si.

Decore os ambientes com cristais (em lustres, vasos e objetos decorativos), pratarias, almofadas de veludo, esculturas, bustos, quadros e espelhos em molduras elaboradas, candeeiros, abajures com cúpula de seda, arranjos de flores naturais e muitos livros (em estantes, sobre mesas de centro e até mesmo no chão, formando pilhas ao lado de poltronas).

Os tapetes são peças que não podem faltar. Utilize-os sob a mesa de jantar, na sala de estar e sob as camas nos dormitórios. Ainda, é bastante comum encontrar tapeçarias adornando as paredes com muita beleza e sofisticação. Os quadros devem ter como tema a natureza, natureza-morta ou retratos.

Como você viu, é um estilo decorativo que se preocupa com os detalhes e com a sofisticação. Ainda assim, é bastante fácil de ser aplicado em qualquer casa. As cores predominantes devem ser neutras e não há grandes contrastes nos tons. Sendo assim, é tida como uma decoração curinga e faz sucesso entre os admiradores do luxo, da sofisticação e refinamento.

A decoração clássica preza pelo conforto e requinte. Para isso, deve-se sempre utilizar o bom senso, tanto para escolher a quantidade de peças decorativas quanto para optar pelo número de móveis em cada cômodo. Lembre-se de dar preferência a materiais nobres em todos os elementos. Desse modo, sua casa terá uma decoração atemporal, cheia de personalidade e com uma beleza extraordinária.

Iluminação na decoração clássica

Quando o assunto é iluminação a ideia é remeter ao tipo de luz utilizada no passado. Sabe aquela luz não muito forte das velas das lamparinas? Pois bem, a preferência de luz nos ambientes decorados no estilo clássico é por lâmpadas amarelas que tornam a iluminação mais branda.

É aqui também que entram aqueles grandes lustres de tirar o fôlego, cheios de cristais, posicionados estrategicamente nos cômodos. Lustres, candelabros, candeeiros e abajures de seda também entram em cena na hora de iluminar o ambiente!

Escolha as cores adequadas na decoração clássica

A decoração clássica é considerada clean por não utilizar contrastes fortes nem cores vibrantes. Três tons devem prevalecer nos ambientes: metalizado (cobre, bronze, dourado e prata), marrom (presente nos móveis de madeira) e branco, que pode ser complementado com bege, off-white e creme.

Entretanto, não deixe de utilizar o preto, bordô, verde-esmeralda e azul-marinho. Essas cores podem estar presentes no estofado do sofá e poltronas, por exemplo. Ainda podem aparecer nas almofadas, nas peças decorativas e nos detalhes das cortinas.

Se quiser optar por um papel de parede, os florais são muito bem-vindos, principalmente os em tom pastel de rosa ou damasco. Outra excelente opção são os com estampa de adornos e arabescos — desde que nas cores que formam a base do estilo.

Flores e rosas

Nesse momento entram as flores e rosas na decoração, é praticamente impossível falar de sofisticação sem lembrar das rosas na decoração.

Rosas brancas são ótimas para completar o ambiente além de completar a decoração de forma simples e maravilhosa.

Outras flores que podem compor sua decoração são:

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu ambiente!

💐 No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.
💐 Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!