fbpx

Cada ambiente requer um visual diferente, especialmente os profissionais. A decoração de consultórios precisa de ainda mais cuidados e dedicação, pois ela vai ajudar o especialista a passar credibilidade ao paciente.

Por isso, é importante entender como aplicar as cores certas na decoração, escolher os móveis mais adequados e inserir os detalhes que darão personalidade ao ambiente, sem perder a seriedade.

Para ajudar, montamos um guia com tudo o que você precisa saber antes de criar um projeto de decoração para consultórios médicos, estéticos ou odontológicos. Continue a leitura!

Quais cores considerar para a decoração de consultórios?

O ambiente de um consultório deve sempre transmitir paz e tranquilidade. Não só para os pacientes, mas também para os acompanhantes. O verde é a cor associada à medicina.

Toda sala cirúrgica usa o verde. Isso porque esta cor é a cor negativa do vermelho. Então, quando o médico está trabalhando em uma cirurgia, ele pode descansar a vista ao olhar para a parede verde.

Isso faz muita diferença quando o médico precisa ficar horas em operação e, por isso, a cor tornou-se sinônimo da área. Só que mais importante que a cor é o tom. Alguns clientes vão querer colorir o consultório de acordo com seus gostos ou logotipo.

Sugira sempre tons mais claros. Caso o cliente insista em uma cor muito forte, sugira trazê-la de forma pontual na decoração. Explique como é melhor transmitir a personalidade do profissional por meio de objetos pontuais coloridos, como quadros e arranjos florais.

O que considerar na escolha dos móveis?

Um consultório deve, além de bem-decorado, ser prático! Nem sempre a especialidade do médico vai exigir muito espaço de armazenamento. Converse com o cliente para entender o que ele precisa.

Crie espaços de armazenamento que sejam fáceis de arrumar. Nenhum paciente gostará de ver um armário extremamente bagunçado quando o médico o abrir.

Em termos de estilo, a decoração de consultórios tem uma afinidade maior com o minimalismo. Faça pesquisas no Pinterest para buscar referências atuais de espaços com esse tipo de decoração.

Também é aconselhável que a parte de cima dos móveis esteja sem muitos itens. Um simples arranjo de rosas brancas, por exemplo, deixará o ambiente elegante.  ​

Um ponto importante na escolha dos móveis é sempre escolher cadeiras confortáveis tanto para a sala de espera, quanto para o consultório. Jamais abra mão do conforto em detrimento ao design.

Como usar os objetos decorativos?

Já que as cores do consultório, parede, piso e os móveis tendem a ser mais neutras, você pode aproveitar os objetos para trazer mais vida e personalidade ao espaço. 

Os arranjos florais são ótimos por trazerem diversidade e remeterem à beleza, especialmente em consultórios de estética.

Você também pode sugerir que o cliente traga alguns objetos pessoais que falem sobre a personalidade dele para usar no espaço. Isso ajuda a humanizar a relação entre médico e paciente.

Se o cliente quiser expor diplomas na parede, fique atento para padronizar as molduras. Aproveite para harmonizar a cor das molduras com a cor dos arranjos florais que ficarão próximos. 

Orquídeas são ótimas escolhas, pois têm uma grande variedade e transmitem sofisticação. 

E a iluminação?

A luz de um consultório deve ser aconchegante na sala de espera. Luzes voltadas para o alto com tons amarelos são uma ótima saída.

Os arranjos florais podem ser mais alegres e coloridos nesse ambiente. Narcisos e tulipas são ótimas pedidas. 

Já na sala de atendimento, onde a conversa entre o médico e o paciente acontece, a iluminação precisa ser aconchegante para o paciente e confortável para o médico. A iluminação pode ser mais intensa que na sala de espera.

Pense que luz gera temperatura e não é agradável ficar em um ambiente muito quente. Por isso, é preferível o uso de lâmpadas de LED em consultórios. Além do conforto, também garantirá uma boa economia para o cliente.

Conseguindo cobrir esses cuidados na decoração, o resto ficará a cargo da sua criatividade para garantir que os pacientes do seu cliente queiram retornar ao consultório.

Para entender melhor como criar decoração de consultórios incríveis, siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para não perder as dicas.

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!