Quando o inverno oficialmente chega, é super importante pensarmos em formas de deixar o local onde mais passamos o tempo com uma decoração mais quente e aconchegante.

Principalmente no período de Home Office, esses comportamentos são mais comuns, se ficar em casa já é ótimo durante a pandemia, e isso se tornou essencial!

Apesar do Brasil ser um país tropical que não sofre com um inverno muito rigoroso, é indispensável ter uma boa decoração que torne um local ainda mais agradável e gastando pouco.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para tornar sua casa ainda mais aconchegante. Confira a seguir e inspire-se com as melhores decorações! 😍

1. Use Cores Quentes

As cores são responsáveis por dar uma cara nova ao local, além de dar personalidade aos ambientes da casa, quando alinhadas com o projeto e propósitos do local. 

Apostar em cores quentes na decoração exige cuidado, pois o excesso de tons pode deixar o ambiente cansativo.

Por isso, é recomendado trabalhar tons neutros e atemporais para a base, deixando as cores mais quentes e chamativas para os acessórios. Ao apostar nas cores mais alegres, é possível conseguir um ambiente mais aconchegante para o inverno, por tornar o espaço mais iluminado e vivo.

Sobre salientar tons específicos na decoração, a arquiteta Danielle Dantas destaca “Com essa estratégia, conferimos um toque diferenciado ao ambiente.” Confira só as imagens a seguir e observe como as cores quentes fazem a diferença no ambiente: 

  • Decoração com cores quentes
  • Decoração com cores quentes

2. Aposte nas Texturas

As texturas são muitas vezes negligenciadas por não serem associadas a aconchego e requinte, porém não é bem assim…

Como decoração de inverno, as texturas são muito bem vindas, tanto em móveis quanto em outros elementos que permitam o toque prazeroso. 

Poucos sabem utilizar a textura de maneira inteligente, porém quando bem aplicada, é notória a sensação de estar em um cenário agradável, aconchegante e cheio de vida.

Segundo Paula Passos, sócia do escritório Dantas & Passos Arquitetura e Interiores, afirma que “Adoramos a madeira, pois o material pode estar presente em vários elementos e transmite as sensações de aquecer e abraçar”. 

É importante conhecer os diferentes tipos de texturas para extrair o melhor proveito de cada uma, sendo elas: a textura visual ou textura tátil. A textura visual faz um apelo imediato à vista, chamando atenção, enquanto a tátil, além de encantar os olhos, ainda desperta o desejo do toque. 

O jeito mais fácil de começar a aplicar texturas é entender o seu potencial para cada espaço, buscando sempre por itens fáceis de ter em mão. Para aplicar diferentes texturas, você pode trabalhá-las nos tapetes, almofadas, capas, mantas, cobertores, panos e qualquer outro tipo de tapeçaria é bem-vinda. 🥰

  • Texturas na Decoração
  • Texturas na Decoração
  • Texturas na Decoração

3. Cubra as Poltronas e Sofás 

Os sofás e poltronas costumam ser bem frios no inverno. Para quebrar o gelo, use mantas e cobertores de algodão cru ou de flanela, isso dá uma maior sensação de aconchego, mantendo a temperatura dos móveis muito mais agradável durante o inverno. Além de dar um toque especial na decoração, elas irão deixá-lo muito mais quentinho!

Essa recomendação é válida principalmente para os revestimentos em couro (verdadeiro ou sintético), já que o material costuma gelar nos dias frios.

Para completar a decoração, utilize mantas e flanelas nos móveis, além de revestir as almofadas. Com isso, sem dúvidas o sofá será ainda mais disputado! 😍

  • Manta para sofá
  • Manta para sofá
  • Manta para sofá
  • Manta para sofá

4. Aproveite Cortinas e Tapetes

Para ambientes mais frios, é indicado a utilização de cortinas duplas ou mais pesadas, que impedem a passagem do ar gelado para dentro da casa.

A mesma coisa é indicada para os tapetes, ele vai diminuir o seu contato com as superfícies frias, além de serem ótimos para a decoração, os tapetes (principalmente os felpudos) são ótimos para isolar o frio que vem do piso e pode se tornar até uma extensão dos sofás e poltronas na hora de aproveitar os filmes e séries.

De acordo com a coordenadora de mercado de organização da casa da Telhanorte, Lívia Chervezan, afirma que “Os tapetes devem impedir o contato com a superfície fria, por isso, para os quartos e salas, opte pelos felpudos. Para os banheiros, escolha os antiderrapantes e para a cozinha, os de fibra sintética, que não criam umidade e são fáceis de limpar em caso de gorduras”. 💡

  • Tapetes e Cortinas
  • Tapetes e Cortinas

5. Aposte nos acessórios decorativos

Tente fugir do óbvio e custoso, como aquecedores, aparelhos de ar condicionado, torneiras aquecidas e passe a apostar em coisas mais simples e de mais fácil acesso.

Existem inúmeros acessórios decorativos que contribuem para o aconchego dos ambientes, principalmente quando se trata de uma decoração de inverno, como almofadas, mantas e colchas. Para todos os elementos de tecido, a escolha deve ser por peças produzidas em malhas, linhos e lãs, que ajudam a aquecer. 

As velas aromatizadas também são ótimas alternativas para aquecer e perfumar o ambiente, assim o tornando mais aconchegante. Preste atenção ao posicionar as velas, procure por locais longe de cortinas e tecidos, prefira também locais com pouca circulação de ar, assim as velas ficarão mais tempo acesas.

  • Almofadas e Velas
  • Almofadas e Velas
  • Almofadas e Velas
  • Almofadas e Velas

6. Pense na sensação térmica da casa

Alguns detalhes podem ser essenciais para a decoração de inverno, e nada melhor para aquecer o ambiente do que lareiras, aquecedores e velas.

Além de proporcionar conforto do ponto de vista térmico, as lareiras e aquecedores de ambiente se bem planejados podem ser peças chave na decoração de um ambiente, promovendo um ambiente mais rústico ao mesmo ponto que rebuscado e elegante, e tornando ponto obrigatório (e o mais gostoso) para uma tarde fria.

Muitas vezes desprezadas, as luminárias e abajures também são alternativas para contribuir na sensação térmica do local. Pense nisso. 😉 

  • Lareiras
  • Lareiras

7. Invista na iluminação!

Ponto de suma importância para decorações aconchegantes, a iluminação é capaz de mudar totalmente a atmosfera de um local. 

Investir em uma iluminação mais indireta com lâmpadas quentes (amareladas), é uma  ótima estratégia para tornar o ambiente mais aconchegante e confortavelmente iluminado.

Aposte também na luz do sol, para tornar o ambiente ainda mais agradável e aconchegante, é necessário deixar os raios de Sol entrarem, considerando as seguintes dicas:

  • Aproveite ao máximo a iluminação natural dentro de cada ambiente;
  • Abra portas e janelas durante o dia;
  • Promova uma atmosfera mais iluminada com velas e lâmpadas quentes;
  • Prefira os raios solares nos cômodos.

Veja só como a luz natural altera completamente um ambiente frio e gelado, em um espaço aconchegante e inspirador:

  • Iluminação aconchegante
  • Iluminação aconchegante
  • Iluminação aconchegante
  • Iluminação aconchegante
  • Iluminação aconchegante

Alguns amam e outros odeiam, o inverno no Brasil divide opiniões, porém todos concordam que não tem nada melhor que chegar em casa e encontrar um ambiente agradável e acolhedor.

Aproveite nossas dicas para aproveitar ao máximo a estação, em um local agradável e quentinho, gastando pouco!

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!