fbpx

Se você quer uma ideia prática, acessível e atual para criar ambientes incríveis, a decoração industrial pode ser uma grande aliada em seus projetos. Afinal, para quem curte um espaço simples, moderno e com um toque urbano, certamente as maiores inspirações virão desse estilo que surgiu nos Estados Unidos e ganhou força nos anos 1960 e 1970.

Os espaços industriais abandonados durante essa época começaram a ser utilizados como residências, principalmente em Nova York. Os chamados lofts urbanos, bem próximos ao que conhecemos hoje como apartamentos — em destaque os minimalistas —, transformaram o conceito da arquitetura despojada e despretensiosa.

Sem exageros, com uma pegada mais ampla, limpa e simples, a decoração industrial se transformou em uma tendência de peso, que merece ser aplicada. Confira a seguir 6 dicas fundamentais para aderir ao estilo!

1. Adote a ideia da planta livre

A decoração industrial é principalmente baseada em um espaço amplo, mais conhecido como planta livre. Nesse sentido, o estilo pede ambientes abertos, como verdadeiros galpões improvisados, sem muitas paredes dividindo os cômodos.

A ideia é transmitir justamente um lugar prático, que otimize cada cantinho, de forma que um apartamento pequeno, por exemplo, possa se transformar em um lugar mais espaçoso e bem utilizado.

Geralmente, também há a forte presença do pé direito duplo, que são os tetos bem altos, garantindo profundidade suficiente para adotar um projeto de iluminação adequado — como veremos adiante.

2. Divida o ambiente com os próprios móveis

Antes de abordarmos o projeto luminotécnico adequado para a decoração industrial, ainda vale ressaltar uma dica especial para compor os ambientes que, como já falamos, são amplos e livres, sem paredes e muitas divisórias.

Aqui, a estratégia mais inteligente e até mesmo econômica é separar os cômodos com os próprios móveis da casa. Você pode aproveitar uma estante para criar a divisão da sala de estar e de jantar, ou uma bancada para separar a cozinha da área de convivência.

3. Valorize a iluminação natural

Finalmente, a iluminação! Como o pé direito duplo e a planta livre fornecem um ambiente muito aberto, é fundamental apostar no melhor aproveitamento possível da luz natural, por meio de janelas e portas grandes e, é claro, de muito vidro. Dessa forma, o espaço ficará claro e iluminado sem a necessidade de investir muito na parte elétrica.

4. Deixe canos, fios e outras estruturas expostas

O aspecto anterior, aliás, é favorecido pela tendência industrial de deixar fios, tubulações e outros canos aparentes. Ou seja, se você quer criar um visual diferenciado com pendentes e luminárias, essa é a chance de ousar sem sujeira de reformas ou paredes quebradas.

As estruturas expostas também podem ser trabalhadas nas paredes, com tijolos sem revestimento, bem como em pisos somente no cimento queimado. Apenas tenha cuidado para não deixar um aspecto desleixado — a decoração industrial nada tem a ver com falta de acabamento e capricho!

5. Harmonize madeira, concreto e metal

Como a decoração industrial tem uma presença marcante do concreto, é possível harmonizar os espaços com a madeira e, é claro, com o metal. Aqui, vale também mesclar estilos, adicionando alguns detalhes rústicos, escandinavos, outros vintage ou retrô, minimalistas e até mesmo zen, por que não?

6. Quebre o ambiente impessoal com plantas e flores

Muitas pessoas reclamam do clima impessoal que a decoração industrial pode deixar na casa. Portanto, é interessante apostar em objetos decorativos alegres. Mais que isso, trazer plantas e flores para os ambientes também é uma estratégia que dá vida ao lugar sem apagar a pegada urbana.

O segredo é investir em plantas artificiais — de boa qualidade —, para que não se corra o risco de deixar morrer as mudas naturais. Afinal, nem todas as espécies sobrevivem dentro de casa, não é mesmo? E como os grandes centros pedem uma vida agitada e pouco tempo em casa, as flores permanentes são a melhor alternativa.

Agora que você já tem todas essas dicas em mãos, é hora de projetar uma decoração industrial linda! Lembre-se dos espaços amplos, da iluminação natural e das flores artificiais para trazer uma respiração ao concreto e metal.

Gostou das dicas? Então, não deixe de assinar a newsletter para continuar a receber conteúdos riquíssimos como este!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!