Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos minimalista e contemporâneo, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.

O termo “moderno” é um dos mais mal empregados dentro do contexto de decoração. Trabalhamos com isso e muitas vezes encontramos clientes confusos, que querem deixar sua casa moderna, mas se quer possuem idéia do que isso realmente significa.

O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. Algumas de suas principais características são a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes.

Ficou curioso para saber mais sobre o estilo de decoração moderno? Continue com a gente e conheça as principais tendências do mundo da decoração moderna e como usar flores artificiais para personalizar o seu ambiente.

Estilo Moderno x Estilo Contemporâneo

Para entendermos melhor este estilo de decoração, é preciso diferenciá-lo do seu parente, o estilo contemporâneo.

O estilo moderno remonta à virada do século vinte, valorizando a mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Já o contemporâneo usa materiais de última geração, como metais e vidros.

Outra diferença marcante entre os estilos é o uso das cores: no estilo contemporâneo você encontra uma variedade de cores, pois nela é permitido ousar, enquanto a decoração moderna zela por padrões monocromáticos.

Origem da Decoração Moderna

Como mencionamos, o estilo moderno de decoração surgiu no início do século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental. 

Do ponto de vista estético, o modernismo surgiu para se contrapor ao design carregado da era Iluminista (Art Nouveau, Neoclássico, Vitoriano, entre outros), tentando promover obras que fossem mais simples e funcionais, ao invés do rebuscamento exagerado dos estilos decorativos. Foi nesse contexto também que surgiu o minimalismo e o expressionismo abstrato, duas vertentes estéticas que influenciaram diretamente a decoração modernista.

Uma das principais bases desse estilo de decoração é “a forma deve seguir a função”. Em outras palavras, o design de toda a mobília e de todos os objetos decorativos deve refletir sua finalidade. Caso seja um item que não tenha um propósito prático, deve ser eliminado.

Características da Decoração Moderna

A forma segue a função

Para entender o design modernista, antes é preciso relembrar seu princípio fundamental dito anteriormente: a ideia de que “a forma segue a função”. 

Na prática, isso significa evitar móveis e objetos decorativos que não possuam uma função definida, ou que tenham um formato incompatível com a função que deveriam desempenhar. Nada de curvas desnecessárias. Nada de elementos bonitos, porém pouco práticos. Um ambiente modernista pensa primeiro na funcionalidade, antes mesmo de sua forma.

Materiais naturais e modernos

O estilo moderno de decoração é também uma volta ao básico, por isso valoriza a utilização de materiais naturais, evitando componentes super elaborados. 

As estrelas aqui são: o vidro, o couro, o cimento, as fibras naturais, as madeiras sem tratamento, os metais e, principalmente, as plantas e flores. 

Flores na Decoração Moderna

E é aqui que entram as flores artificiais na decoração moderna. Com a tendência a seguir encaixando itens naturais na decoração, as plantas e flores artificiais são um grande trunfo para esse tipo de estilo.

Além de compor o ambiente deixando-o mais agradável e aconchegante, as plantas artificiais têm o objetivo de dar a cara do morador para sua casa, é a chance de inovar, acrescentar espécies, cores e até estilos que tenham muita relação com o morador.

Um exemplo de aplicação de plantas na decoração moderna é a aplicação do jardim vertical, uma união perfeita entre decoração moderna com plantas artificiais.

Linhas retas, poucas curvas

Contrário ao excesso de curvas e requintes da era anterior, o estilo moderno de decoração dá importância ao padrão estético das linhas retas horizontais e verticais, com armários, móveis e janelas retas. 

As linhas aparentes e bem definidas ajudam a construir cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar atenção demais para si mesma. 

O estilo contemporâneo, que é muitas vezes confundido com o modernista, dá mais ênfase às curvas e superfícies com textura.

Neutro com uma leveza de cor

A harmonia estética e a leveza do ambiente são de grande importância para a decoração moderna, por isso os tons neutros e naturais – preto, branco, cinza e marrom – são a base de qualquer ambiente. 

Mas isso é só o começo: o moderno não se limita aos tons neutros, buscando dar alguma personalidade ao cenário com pontos de cor destacados. Os tons acentuados geralmente são cores básicas, como vermelho, amarelo e verde, que podem ser facilmente aplicadas em rosas, flores e plantas artificiais.

Chegou a hora de usar as flores artificiais certas em sua decoração moderna!

Já sabemos que as flores dão um ar mais sofisticado e aconchegante a qualquer ambiente, mas infelizmente elas não duram muito tempo, a não ser que você foque em arranjos artificiais.

Esses tipos de arranjo são itens duráveis, que não só trazem praticidade no dia a dia, mas também muita versatilidade ao ambiente. Assim como os arranjos naturais, existe uma grande variedade e infinidade de espécies, cores, tipos e tamanhos – e você pode observar claramente aqui em nosso site. ?

Vamos então conhecer alguns arranjos de flores artificiais de luxo para deixar qualquer ambiente elegante:

Lírios

Um belo arranjo de flores artificiais modernas pede lírios. Essa espécie é essencial para  compor um ambiente mais moderno, que combine com uma iluminação mais quente. 

Para isso, busque por lírios laranjas na decoração. Já para um cômodo ou uma alternativa mais clean, opte pelos famosos lírios brancos.

Orquídeas

Como já dissemos anteriormente, as orquídeas são espécies lindas, femininas e elegantes, que simbolizam muitas coisas dependendo da cor que você escolher. 

Além de serem tidas como flores de luxo, sem dúvida farão a diferença na sua decoração!

Girassol

Uma das flores mais exuberantes presentes no nosso site, o girassol tem  um tom marcante de amarelo que chama muita atenção, perfeito para compor ambientes mais sociáveis como a sala de estar.

Com essas opções de plantas e flores artificiais modernas ficou mais fácil decorar a sua casa, não é verdade? Para encontrar as flores que combinem com sua decoração moderna, acesse o nosso site!

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu ambiente!

? No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.

? Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário