Decoração Vintage: Inspire-se e mude a sua casa!

Se você morre de vontade de usar a linda cômoda antiga da casa da sua avó, ou vive pedindo pra sua mãe lhe presentear com a vitrola que ela ganhou de casamento há décadas, então vai adorar conhecer o estilo de decoração vintage!

Alguns estilos nunca saem de moda e são sempre referências quando o assunto é beleza. Isso é o que acontece com a decoração vintage, que não deixa escapar detalhes de objetos antigos e que mesmo assim continua sendo moderna e sofisticada.

Ficou curioso para saber mais sobre o estilo de decoração vintage e como você pode transformar a sua casa com objetos antigos? Continue com a gente que hoje vamos te mostrar como objetos antigos podem dar um ar super cool para sua casa.

O que é o estilo vintage?

O estilo vintage de decoração esbarra muito no conceito de retrô, mas vintage e retrô são coisas diferentes.

A decoração vintage usa a nostalgia a seu favor, sendo capaz de criar visuais mais charmosos, românticos e cheios de personalidade, através de objetos que existem há muito tempo, mas que foram ressignificados na atualidade. 

Esse estilo de decoração é aquele que foi garimpado em brechós, bazares e na casa das nossas avós. Vai desde objetos como telefones antigos, até porta-jóias e coisas do tipo.

Qual a diferença entre estilo vintage e retrô

No estilo vintage, os móveis, acessórios ou peças do mobiliário utilizados são originais da época, podendo ser herdados ou comprados em antiquários. O significado original da palavra vintage, de origem inglesa, dá conta de algo que seja antigo, mas de boa qualidade, podendo ser incorporado à realidade atual.

Já o estilo retrô é um estilo que pega referências, mas que constrói objetos novos. É uma reinterpretação de um estilo. 

Diferente da decoração vintage, a decoração retrô é uma imitação de objetos que já existiram. Enquanto a decoração vintage tem muita referência dos anos 20, com flores e candelabros, até os anos 50 com os tons pastéis e uma paleta de cores mais datada.

Quando surgiu a decoração vintage?

Quando você ouvir falar em vintage, deve considerar que esse estilo surgiu durante a II Guerra Mundial e é caracterizado por tudo o que compunha a decoração das casas no período entre 1920 e 1980.

As dificuldades do durante e pós-guerra contribuíram para que na decoração das casas daquela época fossem usados muito patchwork e crochê, e as peças feitas à mão e os mobiliários e objetos antigos e usados fossem valorizados. Criando, assim, o estilo vintage, que significa vinho do porto e passa a ideia de que “quanto mais antigo melhor”.

Principais características da decoração vintage

Embora englobe diversas décadas e, por isso, tenha variações, a decoração vintage tem características bem marcantes e que tornam esse estilo único.

A primeira delas é o uso de móveis e objetos realmente antigos. Cômodas de madeira maciça, poltronas de coura, uma vitrolas dos anos 1950, a escrivaninha que foi da sua mãe, alguns vasos deixados por seu avô, o jogo de porcelana da sua avó… Tudo isso pode compor uma decoração vintage.

Até mesmo nos móveis e eletrodomésticos, o vintage traz sua marca, focado por linhas arredondadas e formas mais curvas.

Posso usar flores na decoração vintage?

Quem ama decoração com flores sabe que elas transformam o visual de qualquer ambiente. Existem diversas formas de utilizar belos arranjos para compor o ambiente, porém nem todas combinam tanto com esse estilo como os arranjos de galhos e flores secas.

Esse tipo de arranjo remete à elegância e ao antigo, características muito evidente pelo estado das flores e galhos e pela paleta de cores com tons tons terrosos, e isso é o diferencial que faz com que esse tipo de flor seja muito bem utilizado em vários estilos de decoração que trazem elementos em madeira, diversas folhagens, tons mais neutros e vasos grandes para plantas, assim como o estilo vintage.

Dicas para aderir ao estilo vintage na decoração

Muito além da escolha dos móveis, a decoração vintage é também pautada nas cores. O ambiente, de forma geral, deve fazer o uso da paleta de tons pastéis, predominantes durante boa parte do século passado.

Para fazer um contraponto, os móveis devem trazer tons mais fortes para o cômodo, reforçando o apelo histórico da decoração vintage. Assim, é possível decorar o ambiente sem deixar o clima muito pesado e fazendo dos seus móveis os grandes protagonistas do cômodo.

Aplique um pouco de cor no ambiente

Outra saída para dar mais vida ao ambiente sem fugir da temática é utilizar flores e arranjos artificiais para a decoração. Anteriormente nós falamos de flores e galhos secos que caem como uma luva na hora de montar um espaço vintage, porém essa não é a única opção.

Algumas escolhas de flores e plantas, quando bem utilizadas na decoração, são um grande trunfo para compor o ambiente, no caso da decoração vintage você pode usar flores como: 

Garimpe discos de vinil

As capas dos antigos discos de vinil são verdadeiras obras de arte, estilosas e também fáceis de encontrar por um preço acessível. Uma ótima opção é garimpar em lojas de produtos antigos, além de ser algo divertido de se fazer, é possível encontrar grandes tesouros. 

Separe suas fotos de família

Para dar aquele toque autêntico a sua decoração vintage, aproveite o álbum de família para fazer um lindo mural com fotos antigas, ou então uma parede cheia de molduras diferentes. 

Encontre a paleta de cor certa

A paleta de cor certa pode trazer o estilo vintage de uma década em especial. Por exemplo:

  • P&B: a junção das cores preto e branco são um clássico, além de remeter às décadas de 30 e 60, é uma dupla extremamente versátil e também fácil de encontrar em móveis;
  • candy colors: os tons pastéis foram febre na década de 60 e é uma combinação fácil de se utilizar na cozinha, indo desde utensílios até os eletrodomésticos;
  • vermelho verniz e preto: outra dupla que é um sucesso, também referência aos anos 60, é uma ótima opção para fazer contraste nos cômodos.

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu ambiente!

💐 No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.
💐 Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!