Cada vez mais as empresas estão dando importância para uma boa sala de descanso em seu ambiente de trabalho. Afinal, é verdade que funcionário feliz trabalha melhor. Por isso, é importante oferecer um ambiente de descontração.Surgido nos anos 1990, nos Estados Unidos, esse conceito se estende hoje a qualquer organização que queira garantir mais qualidade de vida e produtividade.Quer saber mais? Confira 3 dicas de como montar uma sala de descanso na empresa. Boa leitura!

1. Conheça a empresa e crie um projeto customizado

Uma sala de descanso deve ser sempre personalizada. O que funciona bem para uma empresa, não necessariamente funciona para outra.Comece pelo tamanho físico do negócio e, também, pelo da equipe. Se há espaço externo, pode ser um ótimo local para criar esse ambiente, já que a exposição diária a luz solar traz benefícios a saúde física e mental. Se a empresa está em um prédio com pouca iluminação, a sala deve ser bem iluminada.Converse com os proprietários e entenda suas expectativas. Separe um tempo para trocar ideia também com os colaboradores, a fim de saber o que eles gostariam.Estudando os dois lados, fica mais fácil oferecer uma solução que atenda bem a todos.

2. Monte o espaço de acordo com as necessidades

Cada tipo de empresa precisa de um ambiente diferente. Muitas das necessidades variam de acordo com o seu setor de atuação. Se o trabalho da companhia é ligado a tecnologia, por exemplo, há muito esforço mental por parte dos funcionários. Nesse caso, é interessante criar um espaço que, além de relaxamento, ofereça opções de lazer, como jogos de sinuca, totó, etc.Já naquelas em que há mais esforço físico, o local deve priorizar o descanso do corpo, proporcionando momentos de contemplação. Uma ideia é criar uma sala de descanso zen, para que os colaboradores possam ler ou tirar um cochilo depois do almoço.Quando não é permitido o uso de celular no trabalho, a sala de descanso pode ter computadores e sinal de wi-fi para que os colaboradores confiram e-mails pessoais e acessem suas redes sociais.Por fim, a decoração deve estar de acordo com o estilo da companhia. Empresas mais descoladas podem ter ambientes com cores fortes, mas uma firma de advocacia, provavelmente, vai preferir algo mais minimalista.

3. Desenvolva um ambiente versátil

Ao elaborar o projeto, faça com que ele seja versátil. Que tal pensar um local em que seja possível receber oficinas, por exemplo?A ideia é que, além de proporcionar descanso, o ambiente sirva como espaço para atividades extras de lazer para os funcionários. Ofereça essa opção ao cliente, afinal, muitos deles não enxergam essa oportunidade.Por fim, invista em uma decoração que possa ser reorganizada de tempos em tempos, tornando o ambiente sempre atrativo.Como você viu, criar uma sala de repouso não é difícil. O importante é entender as necessidades dos donos e dos funcionários da empresa, adequando o ambiente a elas.Gostou deste post com 4 dicas para montar uma sala de descanso na empresa? Então, siga-nos no Facebook e Instagram e não perca nenhuma novidade!
Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!