Flores artificiais: confira o guia completo sobre o assunto!

Flores artificiais: confira o guia completo sobre o assunto!

As flores artificiais, antes conhecidas como “flores de plástico”, evoluíram tanto que atualmente são reconhecidas por designers e especialistas como “flores permanentes”.

Esse novo status se deve ao avanço da tecnologia na fabricação de modelos artificiais em cera, seda, papel, veludo, resina, entre outros materiais. Até mesmo o plástico evoluiu — as plantas e flores de silicone têm uma aparência extremamente realista.

Neste guia, reunimos as principais informações sobre plantas artificiais, abordando aspectos como: formas de utilizá-las, vantagens em relação às naturais, limpeza, conservação e algumas dicas importantes para acertar na hora da compra. Continue a leitura para saber mais!

Quais as vantagens que as flores artificiais oferecem?

Ao contrário das opções naturais, as artificiais permanecem com a mesma aparência por muito mais tempo, tendo em vista que não murcham e não exigem cuidados especiais, como aplicar o tipo certo de terra, adubar e regar constantemente.

Dessa forma, as opções permanentes representam uma escolha perfeita para as pessoas que não têm tempo de cuidar de flores e plantas naturais ou que pretendem decorar espaços sem luz e ventilação natural. Além disso, pelo fato de não murcharem com a umidade, elas podem ser objetos de decoração para banheiros.

Beleza

As plantas permanentes evoluíram muito com a aplicação de novas tecnologias que permitiram a utilização de materiais com uma aparência mais natural e viçosa. Nesse sentido, resina, silicone, cera, borrachas, plásticos diferenciados e tecidos com texturas superiores oferecem um realismo e beleza surpreendentes.

Esses materiais conferem tanta naturalidade às flores que por vezes é necessário tocá-las para que se consiga diferenciá-las. Esse nível de perfeição proporciona um arranjo de flores com toque macio e aveludado ou ainda raízes e troncos rústicos, caules e galhos com espinhos e folhagens com aparência seca.

Durabilidade

Diferente das flores naturais, que precisam ser trocadas semanalmente por murcharem rapidamente, as artificiais têm um tempo indefinido de duração, dependendo dos cuidados na conservação.

Excelente custo-benefício

Apesar de exigir um gasto mais elevado em um primeiro momento, com a montagem de arranjos de qualidade superior, esse investimento pode ser recuperado em médio prazo, pois não será necessário ter gastos extras com manutenção.

Praticidade

Ao contrário das plantas e flores naturais, as permanentes não são sazonais, ou seja, podem ser adquiridas em qualquer época do ano. Além disso, independem do local de origem, já que o transporte e o armazenamento até chegarem às prateleiras das lojas não exigem cuidados especiais.

Além da praticidade, há uma liberdade para a escolha de itens ideais para compor e trazer mais vida para diferentes ambientes, sem limitações. Os materiais utilizados nos produtos artificiais são resistentes, proporcionando facilidade na limpeza e conservação.

Saúde

As plantas e flores artificiais não apresentam riscos à saúde. Já as naturais podem provocar alergias, principalmente em dias quentes com a dispersão de pólen.

Esses elementos ficam no ar e são os responsáveis por irritações nos olhos e vias respiratórias, induzindo a casos de rinite, conjuntivite e crises de asma. Além disso, algumas espécies aparentemente inofensivas podem ser tóxicas, como as azaleias, o anthurium e o crisântemo.

Embora as plantas artificiais sejam seguras, é importante mantê-las fora do alcance de animais de estimação, para evitar acidentes com a ingestão dos materiais. Nesse sentido, é interessante considerar que plantas de seda têm menos poder de atração dos animais do que as de plástico.

Como podem ser utilizadas as plantas permanentes?

O mais importante é harmonizar as cores das flores e vasos com o ambiente. Outro aspecto a ser observado é a escolha de modelos com materiais mais semelhantes às flores naturais, como as de silicone. Os arranjos com espinhos e raízes também conferem mais realidade às peças.

Há também as flores perfumadas, que representam um excelente investimento, já que tornam os ambientes mais bonitos e agradáveis, dispensando o uso de aromatizantes.

Para que a condição de produto artificial seja camuflada, é interessante colocar as flores em áreas de passagem. Da mesma forma, ao utilizar vasos ou jarras próprias para plantas orgânicas e acrescentar cascas de árvores ou musgos no recipiente, também se consegue um efeito mais realista.

Arranjos

Os arranjos de flores podem ser utilizados em residências e escritórios para decorar mesas de centro ou de canto. Nas bancadas de banheiros, é mais indicado utilizar os de pequeno porte.

Eles também são muito utilizados para ocasiões especiais, como aniversários, casamentos e diversos eventos sociais.

Residências

A montagem de um arranjo bonito e realista requer a inclusão de outros elementos, como folhagens, musgos e vasos. Ao selecionar esses itens decorativos, considere adquiri-los do mesmo fornecedor. Isso facilitará a combinação entre os objetos e criará uma decoração harmoniosa.

Escritório

Para as empresas, as suculentas são muito indicadas por serem versáteis. Quando dispostas em terrários, ganham um charme especial. Para montá-los, além das plantas, é necessário adquirir também um aquário ou outro recipiente de vidro, argila, cascas de madeira e pedrinhas artesanais.

Apartamentos

Nesses ambientes, a decoração com plantas deve procurar favorecer áreas com a inclusão de cores vivas de flores ou um pouco de verde. As árvores pequenas ficam muito bonitas em vasos no chão do apartamento, mas devem ser mantidas em cantos ou encostadas na parede para não dificultarem a passagem.

Também pode ser utilizado um buquê de flores artificiais em uma cômoda, em cima de uma mesa de jantar ou em prateleiras.

Jardins

Os jardins artificiais podem ser criados em um cantinho da janela ou no quintal, mas é importante que sejam utilizadas flores e plantas de materiais impermeáveis e resistentes ao sol e à chuva, como os de silicone e os que apresentam proteção UV.

Eventos e ocasiões especiais

Em aniversários, podem ser utilizadas flores coloridas, como as astromélias, camélias ou tulipas.

Em casamentos, os arranjos podem ser destacados em mesas com pequenos buquês ou até mesmo em um painel verde na parede, conferindo bem-estar e alegria ao ambiente.

Complementar a delicadeza da seda e da renda com itens de vime, bambu e madeira proporciona um ambiente romântico e fresco.

Como cuidar das plantas artificiais?

Essas plantas são bem mais fáceis e práticas de conservar, mas isso não significa que não exigem nenhum cuidado. Embora não demandem toda a atenção que as naturais precisam, elas necessitam de alguns cuidados.

Veja a seguir como mantê-las bonitas e viçosas por muito mais tempo.

Armazenamento

A maioria das flores e plantas artificiais não deve ser colocada em locais com incidência direta dos raios do sol. Essa exposição acelera o processo de desbotamento e pode danificar o material utilizado na fabricação. Dessa forma, é importante mantê-las no interior da casa ou em corredores protegidos da luz solar.

Para os ambientes externos, como os jardins, é possível encontrar plantas artificiais de alta qualidade, com folhagens que receberam um tratamento para a proteção contra os raios UV e por isso apresentam um alto índice de resistência.

Limpeza

É fundamental evitar produtos abrasivos, pois eles retiram o brilho e a cor das plantas. Para tirar o pó, prefira os panos que não soltam fiapos, como os de microfibra, que possibilitam uma boa limpeza sem prejudicar as plantas. Esse tipo de produto pode ser utilizado seco ou umedecido para limpar hastes e pétalas.

A limpeza de flores avulsas, ou seja, aquelas que não fazem parte de arranjos, pode ser feita colocando-as em um saco com duas colheres de sopa de sal. Em seguida, é necessário fechar e agitar para que o pó se solte. Por último, retire as flores do saco e agite para eliminar os resíduos.

Para uma limpeza mais profunda das plantas, pode ser utilizado um detergente neutro bem diluído, enxaguando-as em seguida. Deixe-as secando em local protegido do sol e de cabeça para baixo.

As flores em veludo, com aplicações ou brilhos que se assemelham a orvalho, necessitam de cuidados extras, devendo ser guardadas para ocasiões especiais, já que acumulam pó mais facilmente.

Ao contrário das flores naturais, as artificiais não devem ser deixadas em locais com incidência direta dos raios do sol, pois a exposição pode acelerar o processo de desbotamento.

O que deve ser observado na hora de comprar?

São tantas as opções de flores e acessórios que muitas vezes torna-se difícil fazer a escolha correta. Dessa forma, é importante fazer um planejamento considerando a finalidade do uso, os objetos de decoração que já existem no local, entre outros fatores.

Veja a seguir quais aspectos devem ser observados para fazer as aquisições corretas.

Finalidade do uso

Para ter a certeza de fazer boas escolhas na hora da compra, é importante observar diferentes fatores, como o estilo do ambiente a ser decorado e as cores que o compõem. Dessa forma, opte por flores e plantas que agreguem um diferencial ao local.

A proposta é fazer com que o arranjo artificial complemente o ambiente sem entrar em conflito com o restante da decoração. As bases amadeiradas e os buquês de folhas caem bem com o estilo rústico. Já as cores vívidas de uma decoração contemporânea pedem vasos coloridos e flores alegres.

Tipos de flores e vasos

Lírios e orquídeas são ótimas opções por serem leves e delicados. Dê atenção também aos detalhes dos vasos, que podem ser encontrados em estilos que vão do rústico ao oriental. Os tons das flores também devem ser observados — prefira sempre os que sejam idênticos aos naturais.

Materiais

Caso esteja à procura de um arranjo mais sofisticado, opte pelas flores de seda fosca. Nesse caso, é importante observar as tramas que não devem ser facilmente visíveis.

Evite produtos de veludo, pois desbotam mais facilmente. Para alguns tipos de flores, como o copo-de-leite, é preferível escolher os modelos fabricados em resina.

Opte por hastes de silicone, com arame no interior no lugar dos materiais em plástico. Esse material facilita o manuseio, permitindo que seja dobrado e se adapte a qualquer recipiente.

Qualidade

Para obter um resultado realista na decoração com as plantas e flores permanentes, dê preferência aos modelos que reproduzam detalhes semelhantes às diferentes espécies naturais.

Dessa forma, observe as variações de textura dos caules, galhos, flores, folhagens, raízes e troncos. Opte por itens que apresentem até mesmo “imperfeições” naturais, como espinhos e variação de tamanho e tonalidade de cores.

Para fazer o investimento valer mais, também é fundamental observar a resistência dos materiais, visando à garantia de uma decoração com boa durabilidade.

Considere sempre que o preço mais barato pode muitas vezes custar mais caro em médio e longo prazo — e o que define isso é a qualidade do produto.

Estilo das flores

Atualmente, há itens artificiais que atendem aos mais variados estilos e ambientes. Isso significa que cada área de uma residência ou escritório pode ter mais valor agregado com o modelo ideal de arranjo floral. Veja a seguir algumas flores e plantas mais indicadas para cada local:

  • banheiro — bambu e lírios;
  • cozinha — bromélia e tulipa;
  • hall de entrada — azaleia, lança-de-são-jorge e lírio;
  • sala — antúrio, bromélia e dracena;
  • jardins — suculentas, gramas e folhagens.

Quanto ao ambiente da cozinha, é muito importante ter em mente que as flores artificiais devem ficar longe das fontes de calor para evitar eventuais acidentes.

Qual a importância de escolher um fornecedor de qualidade?

Nas lojas físicas, é possível encontrar uma grande variedade de flores artificiais de seda, tecido, EVA, plástico, silicone etc. O mais importante é observar a qualidade do material que o fornecedor oferece para evitar possíveis transtornos.

A maioria das lojas físicas também possibilita atendimento online de maneira prática e confortável, em sites que oferecem várias opções de plantas e flores artificiais, como a loja Brasfama.

Dessa forma, por meio de uma rápida pesquisa na internet, é possível selecionar e comprar esses produtos de decoração, bem como os acessórios (vasos, espumas, galhos, entre outros) que estejam de acordo com suas necessidades, com praticidade, comodidade e segurança.

Como pudemos verificar, as flores artificiais proporcionam uma aparência incrivelmente semelhante às naturais, obtidas com as novas tecnologias aplicadas na elaboração. Além disso, essas plantas oferecem um excelente custo-benefício para a decoração de diversos ambientes. Para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental contar com um bom fornecedor.

Este guia foi útil? Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre flores artificiais, entre em contato conosco! A Brasfama conta com uma equipe especializada e sempre pronta para atender.

Open chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!