Já notou que quando queremos presentear alguém com flores ou até mesmo decorar a nossa casa, escolhemos as flores mais delicadas, como rosas, orquídeas e outras flores do campo? Elas podem ser as mais comuns, porém se você é mais extravagante e busca pelo diferente e pelo único até na decoração da sua casa, você vai adorar saber mais sobre as flores tropicais.

Em países tropicais, como o Brasil, as flores nativas são muito conhecidas pela sua incrível cor e beleza. As flores nativas dessas regiões se adaptam a temperaturas quentes e úmidas, sendo muito mais resistentes ao clima, além de apresentarem tons muito vivos, fazendo com que elas chamem muita atenção.

Apesar das inúmeras qualidades, muitas vezes as magníficas flores tropicais passam despercebidas quando pensamos na decoração do jardim, ou até mesmo na decoração interna da nossa casa, quando nos referimos às espécies artificiais.

Se você está pensando em renovar o seu jardim de uma forma totalmente nova, vibrante e cheia de personalidade, você está no artigo certo! Seguindo nossas dicas, você poderá criar um espaço único, cheio de vida e, sobretudo, cheio de cor.

Que tal aproveitar os momentos de renovações para conhecer novos tipos de flores e surpreender a família e os amigos com sua nova decoração com flores tropicais? Vem com a gente!

O que são as flores tropicais?

As plantas e flores tropicais são uma grande família de espécies que se destacam pelo seu aspecto exótico, suas flores coloridas, vistosas e por suas folhas enormes. Assim como já indica o seu nome, são variedades vegetais originárias das áreas tropicais – zonas localizadas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Mesmo reconhecidas e nomeadas por estarem em uma região com clima específico, não se preocupe, mesmo que você não tenha tempo ou até mesmo condições climáticas para apostar nessa decoração, você também poderá ter um jardim com flores tropicais… 

Com as flores artificiais, torna-se possível buscar por esse tipo de decoração sem se preocupar com a durabilidade das plantas.

Pensando nisso, iremos te mostrar algumas flores tropicais famosas, que irão dar um up na sua decoração!

Flores tropicais para o seu jardim

Antúrio

O antúrio é uma flor tropical muito comum no paisagismo: existem cerca de 600 espécies da planta, com portes variados e inflorescências nas cores branca, rosa, salmão, vermelha, verde e marrom.

Toda casa de avó tem um e isso é ótimo! Depois de anos no ostracismo, perdeu a fama de brega e agora volta aos holofotes. Apesar do tempo esquecida e em desuso, essa flor voltou a fazer parte das decorações de jardim, atualmente é bastante conhecida pelas suas cores radiantes e sua folhagem única.

Helicônia

Conhecida também como bananeira-do-brejo, as helicônias são plantas herbáceas que atingem até três metros de altura! Destacam-se pelas suas flores em cachos, que misturam dois tons: vermelho-alaranjado e amarelo vibrante.

Ao adicionar à sua decoração, você pode optar por diferentes formatos e brincar com a forma diferente dessa flor tropical. 

Curiosidade dessa espécie: Por produzirem uma grande quantidade de néctar, suas flores naturais chamam muita atenção de pássaros como, por exemplo, o beija-flor.

Strelitzia ou Ave-Do-Paraíso

Popularmente conhecida por Ave-Do-Paraíso, a Strelitzia possui um formato único: com 15 cm e um caule bem longo. Sua “crista” azul brilhante e laranja se assemelha muito a um belo pássaro. 

Por ser uma planta bastante resistente ao vento, a Strelitzia é conhecida e muito utilizada para decorações em jardins externos.

Curiosidade dessa espécie: Essa é uma das flores tropicais mais exóticas, demora cerca de um mês para começar a germinar, mas assim que estabelecida, possui capacidade para produzir até 20 hastes florais.

Plumeria

Flor tropical nativa da América, algumas espécies de Plumeria podem alcançar até 8 metros de altura!

Suas flores chamam muita atenção, surgindo nas pontas dos ramos em diversas tonalidades entre o branco, rosa e vermelho. 

Curiosidades dessa espécie: Uma das espécies de plumeria, a jasmim-manga, tem flores bastante perfumadas, conhecidas no Havaí por compor o famoso colar floral.

Hibisco

Conhecido por ser uma flor bastante presente em regiões litorâneas, o hibisco é uma planta perene que produz grandes e belas flores tropicais que podem ser brancas, vermelhas, cor-de-rosa, amarelas ou laranjas.

Curiosidades dessa espécie: A versão desidratada da flor tem se tornado cada vez mais popular por suas propriedades medicinais para chás diuréticos e anti-inflamatórios. Adeptos de uma alimentação saudável e do consumo de produtos naturais são bastante familiarizados com a flor.

Extra: Plantas tropicais de grande porte para seu jardim

Palmeira

As palmeiras são árvores ou arbustos com troncos que raramente se ramificam. Algumas das espécies alcançam mais de 30 metros de altura, pelo que se dispõe de um jardim pequeno, uma destas plantas não é o mais adequado e recomendável, porém se você busca por plantas para decorar áreas maiores, ela é praticamente indispensável. 

👉 Veja as nossas dicas para decorar a área da sua piscina!

As folhas, como bem deve saber, são grandes, desenvolvem-se de forma alternada e em espirais. Algumas vezes agrupam-se numa coroa, mas normalmente crescem separadas e inteiras.

As suas inflorescências podem ser determinadas ou indeterminadas. Panículas ou espigas de flores solitárias.

Bambu

O bambu pode ser considerado como a planta tropical por excelência, o fiel representante deste tipo de vegetação.

Os bambus têm uma ampla variedade de espécies, tendo todas elas um aspecto similar e características muito parecidas. Mas se diferenciam pelos seus caules. 

Há bambus com um caule herbáceo, de pouca altura e de diâmetro escasso e há outros que apresentam um caule lenhoso de até 25 metros de comprimento.

Outra ótima espécie, principalmente para interiores, é o bambu mosso. Apreciado por decoradores de interiores e arquitetos, o bambu se adequa facilmente aos projetos e aos ambientes, além de trazer um pouco de verde para dentro (ou fora) das casas.

Antes de se aventurar a plantar um bambu no seu jardim, conheça as variedades presentes no nosso site – Brasfama Flores!

Chegou a sua vez!

Agora é hora de colocar todas as nossas dicas em prática e buscar as melhores opções de flores tropicais para decorar o seu jardim. Lembre-se, não fique receosa(o) e deixe a sua criatividade fluir! 😍

No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.

💐 Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!