A decoração escandinava é um dos estilos mais procurados atualmente, já que é um modelo mais clean que a maioria das pessoas gostam. 

Embora esta decoração seja bastante procurada, nem todo mundo sabe como de fato apostar neste modelo de decoração, por isso, é tão importante não só entender como funciona, mas também observar modelos para se inspirar.

A Escandinávia é uma região ao norte da Europa, que compreende os países nórdicos Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. O clima frio construiu uma cultura típica regional, desde transformar o lar em um verdadeiro ninho, com muito aconchego e conforto para morar e receber os amigos.

Devido às baixas temperaturas, as pessoas preferem fazer festas e reuniões descontraídas em suas casas, ao invés de ir a bares ou restaurantes, por exemplo.

Ficou curioso sobre a decoração escandinava? Venha com a gente e descubra quais os benefícios, em que ocasiões se aplica, e claro, como fazer a sua decoração escandinava!

O que é uma decoração escandinava?

A decoração de um ambiente exige muita atenção, pois é muito importante que uma pessoa se sinta confortável no espaço e feliz com a decoração escolhida. 

Além disso, quando escolhemos um determinado estilo para apostar, precisamos ter atenção nos elementos que irão compor, já que todos precisam conversar entre si e remeter ao estilo escolhido.

Por isso, abaixo separamos algumas dicas de como decorar um ambiente com estilo escandinavo. Vamos lá?

Atenção aos elementos na decoração escandinava

Ao planejar sua decoração, escolha poucos móveis e de cores claras, como já explicado. A ideia é não “pesar” o ambiente, nem congestionar o espaço, mesmo que ele seja grande.

Além desses, pendentes são destaque nesse tipo de composição. Pendentes para iluminação, mas com característica mais rústica. Nada de lustres muito trabalhados, pois isso cria uma sensação de luxo que não combina com a produção europeia! 

Utilizar velas pela casa é igualmente interessante, uma vez que os objetos criam uma meia luz aconchegante.

Para aumentar a sensação de conforto, é possível aderir a tapetes “fofos” ao toque, ou a carpetes. Almofadas e mantas sobre o sofá são da mesma forma indicadas, pois tornam o ambiente mais “quente” e convidativo. Nesse caso, as peças que imitam peles de animais são coringa, e reforçam todo o aspecto da Escandinávia.

Se você não possui grandes janelas, considere ampliar as que já existem. A luz natural é essencial nesse tipo de composição, e destaca o aspecto clean dos ambientes. É importante, no entanto, evitar posicionar objetos e adornos à frente da janela, pois isso vai criar barreiras, mesmo que mínimas, à difusão da luz.

Para o piso, a melhor alternativa é a madeira. Muitas vezes, o material pode ser aplicado diretamente ao piso já existente no imóvel. Isso torna a mudança mais fácil. Além da madeira, no entanto, é interessante investir em outros materiais. Dessa vez, porém, eles devem aparecer como adornos de paredes e outros objetos. Materiais como a lã, linho, metal, couro, algodão e pedras.

Foque na importância das cores na decoração escandinava

O fator que você precisa se manter atento na decoração escandinava é a escolha das cores. Neste modelo de decoração, o uso das cores neutras são bastantes presentes, por isso, você deve priorizá-las.

Nas paredes, o ideal é pintá-las de branco e utilizar apenas alguns detalhes em cinza ou marrom claro. Já nas cores dos objetos, se você quiser poderá usar um tom colorido. Mas apenas em alguns objetos em destaques, prestando atenção para que não fique muito exagerado.

A premissa do menos é mais na decoração escandinava

Como falamos anteriormente, a premissa do “menos é mais” é um dos mandamentos da decoração minimalista, que possui uma parcela de influência dentro da decoração escandinava.

A principal premissa é a de que não se deve exagerar na hora de utilizar objetos decorativos  nos ambientes. Os excessos devem ser sempre evitados. A ideia é que os espaços fiquem livres e sejam bem aproveitados. As linhas são retas, desde o design do mobiliário aos revestimentos, e tudo tem uma qualidade extrema.

Espaços livres de tecnologia na decoração escandinava

Hoje em dia, vivemos em uma época em que o uso de redes sociais e recursos tecnológicos imperam. Ainda mais diante do cenário atual de pandemia em que muitos se encontram dentro da própria casa em isolamento social por meses. A linha entre vida profissional e pessoal, que antes já era tênue, agora passou a ser quase impossível de enxergar e separar.

Daí surge a tendência escandinava em criar espaços para que as pessoas fiquem livres e se permitam desconectar do mundo. O objetivo desses locais é criar ambientes intimistas e acolhedores, para que se possa descansar após um dia agitado no trabalho, relaxar ouvindo uma boa música, meditando e etc.

Natureza na decoração

Além das pedras rústicas, madeiras aparentes e peles para deixar o ambiente mais aconchegante, os galhos e flores são um item indispensável para a sua decoração.

Seguindo nessa linha natural, a vegetação do local faz toda a diferença na construção de um ambiente, isso não seria diferente com a decoração escandinava. 

Para seguir nessa linha e enriquecer a decoração, você pode optar por arranjos de flores e galhos secos, principalmente levando em conta que por ser um ambiente mais frio, as flores e plantas mais vibrantes, como as flores tropicais, não se encaixam muito bem nessa proposta.

Sendo assim foque nesse misto de flores e galhos secos, essa dá a ideia de natureza e do perecível / antigo, mesmo quando falamos de plantas artificiais.

Outra boa estratégia é buscar por produtos que remetem ao campo, seja com vasos mais rústicos ou algumas espécies que florescem nesse ambiente, dentre elas a mais conhecida e utilizada são as rosas artificiais, perfeitas para compor qualquer ambiente, seja o canto da casa ou até mesmo um arranjo de mesa.

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu ambiente com o estilo escandinavo!

💐 No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.

💐 Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!