fbpx

O paisagismo para piscina é muito importante para as áreas de lazer, principalmente em hotéis, pousadas e clubes, pois deixa o ambiente mais funcional, agradável, bonito e aconchegante.

Entretanto, é necessário fazer um bom planejamento e escolher os itens de decoração adequados para esses locais, visando não apenas a beleza, mas também a praticidade, a segurança e a higiene.

Neste artigo, selecionamos quatro dicas de paisagismo para piscinas e comentamos sobre os principais itens de decoração, como iluminação, tipos de piso, plantas e flores. Acompanhe!

1. Pense na iluminação

Quando pensamos em um ambiente aconchegante e bonito para jantares, festas ou mesmo para mergulhos noturnos, a iluminação é um ponto interessante a ser explorado.

Para um efeito moderno e agradável, podem ser colocadas luzes de led dentro da piscina, em diferentes cores e intensidades. Também fica muito bonito fazer um caminho iluminado até a porta de saída.

Além disso, destacar as plantas com iluminação de baixo para cima proporciona um efeito encantador e valoriza o ambiente.

2. Opte por um piso seguro

O piso a ser utilizado ao redor da piscina é uma das partes mais importantes de um projeto, já que envolve a segurança das pessoas. Veja, a seguir, as diferentes opções disponíveis!

Piso antiderrapante

Esse piso dá mais tranquilidade e segurança, ajudando a evitar quedas. Outra vantagem é que ele pode ser encontrado em diversos tamanhos, materiais, desenhos e acabamentos, que dão um toque único à piscina.

Deck de madeira

Muito usado na área da piscina, o piso amadeirado pode ser encontrado em diversas cores. Ele proporciona aconchego e conforto ao ambiente, principalmente quando o deck pode ocupar espaços maiores, permitindo a colocação de cadeiras.

Grama sintética

Embora não seja uma opção muito comum, a grama sintética é uma ótima alternativa para empreendimentos que buscam uma área verde e diversão ao redor da piscina.

Ela é higiênica, antiderrapante, não aquece com a exposição ao sol e proporciona um piso macio, com temperatura confortável para os pés, sem riscos de quedas.

3. Escolha os móveis

É preciso considerar os espaços necessários para o mobiliário, como cadeiras para refeições, espreguiçadeiras para repouso e guarda-sóis, de acordo com as funcionalidades do local. Também é interessante complementar a decoração com sofás e tendas, proporcionando um espaço zen para relaxar e conversar.

Para a escolha dos móveis, ainda é essencial observar a resistência deles ao sol e à chuva — os fabricados em fibras sintéticas são ideais, já que oferecem alta durabilidade.

4. Identifique as plantas adequadas para o paisagismo da piscina

As plantas e flores são sempre bem-vindas, entretanto, nesse caso é preciso evitar as que apresentam folhas que se soltam facilmente, já que elas podem cair na piscina. Uma opção muito interessante é a utilização de espécies artificiais. Veja, a seguir, algumas opções de folhagens e flores:

  • begônia;
  • coqueiros;
  • gardênia;
  • hibisco;
  • lírio-da-paz;
  • orquídea bambu;
  • palmeiras;
  • pequenos arbustos.

Após escolher as plantas que mais combinam com o espaço, é preciso pensar em como utilizá-las. Confira.

Formas de utilizar as plantas

Para criar um espaço de lazer agradável e aconchegante, aposte em uma decoração com vasos de plantas e flores — em suportes ou no chão. Quando distribuídos em harmonia com o ambiente, proporcionam um lindo toque verde e natural para o entorno da piscina.

Em pequenos espaços, as plantas e flores podem compor jardins de canto, com pedras, coqueiros e uma bonita iluminação. Outra opção é a criação de um jardim vertical em um muro.

Já em ambientes maiores, é possível soltar a criatividade, misturando espécies no entorno da piscina e decorando muros com pedras, para dar um toque rústico e aconchegante.

Como vimos, o paisagismo para piscina é um elemento importante para as áreas de lazer, principalmente em ambientes de turismo, como hotéis e pousadas. Entretanto, para que ele proporcione beleza, segurança e bem-estar, é importante observar alguns aspectos, como os que comentamos em nossas dicas.

E você, já fez algum projeto de paisagismo para piscina ou tem alguma dúvida a respeito? Deixe um comentário no post e compartilhe as suas experiências e dúvidas!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!