As plantas permanentes são resistentes, estão sempre vistosas e, atualmente, com um aspecto ainda mais natural.

Feitas de plástico, borracha ou silicone, não precisam de rega, luminosidade natural nem adubo periódico. Ainda assim, estão sempre com aspecto fresco e agradável. 

Muito mais práticas e resistentes, essas opções são perfeitas para quem deseja arrasar na decoração sem investir muito tempo e dinheiro para isso. Por isso, listamos algumas plantas artificiais realistas que merecem sua atenção pelo realismo que apresentam.

Quais os os tipos de flores e folhagens artificiais

1. Plantas Artificiais em Silicone

Entre as flores que mais se assemelham às naturais estão as Flores Artificiais em Silicone. Isso porque essas flores permanentes são fabricadas a partir de moldes de plantas e flores naturais e simulam com maior precisão todas as ranhuras, veias e detalhes irregulares dos naturais. Inclusive suas cores são mais vibrantes e o material é maleável e forte.

Além da perfeição visual, essas plantas também tem um “toque real”. Contudo, as vezes nem tocando a pessoa sabe dizer que a planta é realmente artificial. Com cuidado essas plantas podem durar por muito tempo, principalmente se colocada longe do sol e em ambiente interno.

2. Plantas Artificiais em Poliéster

Já a Flor de Poliéster é mais rentável, e, por isso, uma boa pedida para decoração aonde exija uma quantidade grande de flores e folhagens, além de manter bem a cor e ter alto desempenho. Além disso, algumas tem detalhes de sulcos e texturas impressas no tecido que dão uma aparência de natural.

Por outro lado, a principal desvantagem desse tipo de flor é a tendência das bordas desfiarem. No entanto, as plantas de poliéster de melhor qualidade têm suas bordas perfeitas e as vezes também o “toque real”, a adição de camada de polímero para garantir qualidade e semelhança ao toque.

3. Plantas Artificiais em Plástico

Quando a decoração é externa e precisa de algo mais resistente, vale apostar nas Folhagens e Flores de Plástico, pois são as plantas artificiais com maior durabilidade. Ainda assim, o plástico nem sempre leva uma boa reputação, mas hoje em dia, existe uma grande seleção de folhagens em plástico fabricada com qualidade impecável.

4. Plantas Artificiais em Poliestireno

Agora você quer impressionar seus amigos com um arranjo de Copo de Leite Artificial perfeito? Então, decore com os de Foam ou Poliestireno. Como essa flor não apresenta muitas ranhuras ou texturas, torna-se ideal para esse tipo de flor mais delicada. Mas atenção, pois esse material precisa ser manuseado com cuidado.

5. Plantas Artificiais em Látex

Versátil, a Flor de Látex é um material com aparência emborrachada mais rígida, por isso não desgastam ou desfiam. Esse tipo de material é ideal em flores tropicais, como orquídea, antúrio, bromélia e helicônia. Seu preço é mais alto do que silicone. Lembre-se de manter esses produtos em local aonde a temperatura não é muito quente.

Afinal, o que é “toque real”?

Por último,vou falar sobre o “toque real”. Muita gente quer, mas não sabe muito bem o que é.E, verdade seja dita, elas são a sensação do momento. Graças aos avanços datecnologia, as plantas artificiais percorreram um longo caminho e hoje seassemelham muito aos naturais, não somente na aparência, mas também a sensaçãodas flores com o conhecido “toque real”.

Plantas permanentes é tendência

Hoje, o estilo mais consagrado é o jardim vertical permanente. “As pessoas sequer desconfiam que a parede verde seja artificial. Suas folhas e flores são praticamente iguais às espécies naturais, o que faz dele um excelente recurso para manter a estética sem que seja necessário fazer a manutenção constante”, garante ela. Além do mais, o modelo é resistente a mudanças climáticas e ar-condicionado, oferece barreira acústica e é aplicável a qualquer ambiente, principalmente aqueles sem iluminação natural.

Como escolher a melhor flor artificial para combinar com a decoração da casa

Decorar usando flores artificiais requer alguns cuidados na hora da composição para que o ambiente fique harmônico e com a aparência natural. Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor flor artificial para combinar com a decoração da casa.

Respeite o estilo da decoração

Uma dica básica para acertar no uso de flores artificiais na decoração é respeitar o estilo dos ambientes. Se o cômodo é decorado de forma mais clássica, as rosas, os copos de leite, as tulipas e os lírios são adequados. Agora, se a decoração seguir uma linha rústica, é melhor investir em plantas como as margaridas, flores do campo,  antúrios, cravos e girassóis. Para propostas no estilo provençal, arranjos de lavanda e hortênsia  ficam lindíssimos e delicados. Já em decorações modernas e joviais, as gérberas e callas funcionam super bem.

Escolha as flores de acordo com o ambiente

Segundo especialistas em arte floral e design de interiores, é preciso usar as flores artificiais de acordo com o espaço, tanto no que diz respeito à estética, quando no que diz respeito aos cuidados que a planta natural exige.

Você deve estar se perguntando por que deve se atentar às especificidades das plantas naturais na hora de decorar com plantas artificiais, não é mesmo? A explicação é simples: se você colocar uma planta artificial de pleno sol em um ambiente de sombra, ficará evidente que se trata de um arranjo artificial, até porque, se fosse natural, não estaria íntegra e bonita fora do seu ambiente ideal. Saber disfarçar esses detalhes é uma das maneiras de ter sucesso na hora de escolher a melhor flor ideal para combinar com a decoração da casa.

Confira algumas das melhores flores artificiais para cada ambiente da casa:

  • Sala – Na sala, aposte em  orquídeas, bromélias e ráfia. Outra boa pedida é incluir palmeiras na decoração desse ambiente;
  • Quarto – Nos dormitórios, você deve colocar plantas artificiais delicadas, claras e que transmitam tranquilidade, como as rosas, camélias e begônias em tom de branco ou rosa chá.
  • Banheiro – No banheiro, prefira plantas que, em sua versão original, resistam bem à umidade. É o caso do bambu da sorte, antúrios, hortênsias e violetas.
  • Cozinha – A cozinha também pode receber arranjos artificiais e, quem sabe, até dividir espaço com uma mini-horta natural de temperos. Uma excelente alternativa de arranjo para esse espaço é o vasinho de pimenta. Os Lírios e azaleias também são bem-vindos.

Ouse nos arranjos

Um toque de ousadia não faz mal a ninguém! Originalidade e criatividade são mais do que bem-vindos na hora de fazer composições florais, até porque, agregam personalidade e estilo aos ambientes.

Dessa maneira, você pode inovar, optando por arranjos artificiais exóticos de suculentas ou, simplesmente, apostar em um mix de cores e flores.

Observe a qualidade da flor

Independentemente de qual espécie de flor artificial você escolher, é importante que os arranjos artificiais tenham qualidade incontestável. Isso inclui tamanho próximo da realidade, materiais de qualidade – como a seda – além de cor similar à tonalidade natural das plantas.

Um dos melhores indicadores para escolher belos arranjos de flores artificiais é aquela velha pergunta: é de verdade? Quanto mais parecidas com as naturais elas forem, mais acertada será a sua escolha!

Deixe um comentário