fbpx

As tendências de decoração estão em um constante processo cíclico, com inovações. Combinam elementos atuais com os que já foram utilizados em épocas remotas. Embora não haja necessidade de segui-las à risca, é importante acompanhá-las e utilizá-las como referências e inspirações.

Dito isso, as últimas tendências são bem diversificadas, com um mix de estilos e revalorização do retrô e do rústico, com foco em tons pastéis e cores mais neutras, não deixando de lado as nuances mais escuras, como os terrosos e os alaranjados.

Essa mistura referencia a natureza, ambiente em que o verde faz toda a diferença com muitas plantas e flores para diferentes composições. Confira, neste artigo, o que está em alta em tipos de materiais, cores e design de interiores!

Materiais

Em materiais, a tendência propõe simplicidade e minimalismo, utilizando o estilo de decoração “Do It Yoursel” (DIY), ou “faça você mesmo”, que combina vime, palha e cerâmicas.

Um exemplo dessa combinação é a utilização da cerâmica para criar um abajur com a cúpula em palha.

Revestimentos

Aplicados em almofadas, cortinas e tapetes, os relevos são agradáveis para o tato e para a visão, proporcionando uma sensação aconchegante.

O porcelanato também está em alta: a nova versão que imita madeira pode ser utilizada em estantes, painéis de parede ou qualquer outra parte de diferentes ambientes.

Os tijolinhos aparentes ganham força como revestimentos de parede. Para aplicação são indicados os tijolos verdadeiros ou acabamentos como adesivos e papéis de parede, em tons terrosos, branco, cinza e variações dos claros ao chumbo.

Cores

As cores tendem para tons quentes, que remetem à natureza e à terra, como o bege, diferentes tonalidades de verdes, terrosos, vermelhos e laranjas, criando uma atmosfera mais aconchegante e relaxante.

Tons pastéis

Essa denominação tem origem em um tipo de giz, que suaviza a cor. Por esse motivo, são mais sutis, com aparência de lavadas. O tom que marca a tendência é o Millennial Pink. Combina com vários modelos de móveis modernos, que se alinham com a decoração escandinava.

Verde e plantas

O verde entra na decoração, acompanhado por muitas plantas e flores, ajustando-se à conexão com a natureza. Permite aplicação em paredes tanto de salas como de quartos.

Os vasos com flores e plantas são indicados para a decoração de qualquer ambiente, em cantos estratégicos. Os arranjos florais devem combinar adequadamente com cada espaço.

Verde e madeira

Para referenciar a natureza, a combinação de plantas confere um toque verde às residências, formando um visual muito interessante com mesas de madeira natural.

Vermelhos e terracota

As últimas tendências destacam os tons vermelhos e terrosos. O primeiro figura em suas mais diversas nuances, chegando ao tom berinjela. Já a terracota apresenta uma cor intensa, derivada do tom laranja e remetendo a uma conexão com a natureza.

Os tons terrosos podem ser utilizados em paredes, pisos e acessórios de residências e escritórios. Ganham poder quando associados a materiais com texturas variadas, como tecidos rugosos em almofadas e cortinas, mesinhas de cerâmica com toques alaranjados, vasos, entre outros.

Dourado

O dourado marca presença para ser usado em papéis de parede, adornos, cachepôs, espelhos, cadeiras, sofás, poltronas e pés de mesas.

A decoração metalizada confere um toque de brilho e sofisticação para interiores de lojas, shoppings e até residências. Mas deve ser utilizada com parcimônia para não sobrecarregar o ambiente — a ideia é garantir que o tom funcione como pontos de luz.

Design

O retrô/vintage volta com força e recebe uma releitura exuberante e variável em formas, mas com linguagem contemporânea. Essa tendência permite o aproveitamento daquele móvel antigo e que agora pode ser combinado com peças novas.

Móveis com formatos orgânicos e arredondados também entram com tudo nas últimas tendências, combinando com outros de linhas retas e simples. Também é liberado o efeito de contraste entre design rústico e moderno.

Como pudemos observar, as últimas tendências de decoração são democráticas, permitindo diferentes combinações de cores, formas, texturas e estilos, referenciando a natureza. No entanto, essa liberdade de expressão deve ser utilizada com bom senso, buscando sempre conferir harmonia e bem-estar aos espaços.

Gostou de saber sobre as últimas tendências em decoração? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!