Quem entende de decoração sabe a diferença que uma planta vistosa ou um lindo arranjo de flores podem fazer em um espaço. As flores dão um ar mais natural ao ambiente, atraindo olhares, dando uma sensação aconchegante e, ao mesmo tempo, elegante. Por outro lado, se você não tem tempo de cuidar ou quando a saúde da sua amiga verde não está tão boa, com partes murchas, velhas ou com doenças, o efeito pode ser exatamente o contrário. Para evitar esses problemas, a melhor alternativa é o jardim artificial.

Afinal, as plantas artificias não são exigentes, já nascem no seu melhor estado e não morrem jamais. As plantas artificiais estão conquistando quem gosta de estar cercado de folhas e flores, mas não está disposto a investir todo o tempo e cuidado que as naturais demandam. Se você quer aliar beleza e praticidade, conheça agora vantagens e dicas que vão fazer repensar a relação com o mundo vegetal!

Quais as 3 vantagens principais de ter um jardim artificial

1. Maior facilidade de manutenção

Já fez a irrigação de hoje? Tomou cuidado com as suculentas e os cactos? Afinal, eles não gostam de muita água! Está batendo sol suficiente no girassol? Não está batendo sol demais no antúrio? Quando foi feita a última adubação? Tem alguma praga atacando o jardim? Quando será que a azaleia vai finalmente abrir umas flores? Quem cuidará das plantas quando estiver ausente? Essas são algumas das preocupações que a manutenção de plantas naturais traz consigo.

Quem opta pelas variedades artificiais, por outro lado, não passa por nenhuma delas. Basta decidir a que mais gosta e escolher um lugar estratégico no ambiente para colocá-la, sem sujeira de terra e sem trabalho. Ainda que sejam deixadas de lado por meses a fio, sua aparência continuará a mesma — só carecem de uma limpeza de vez em quando, com água e sabão, como os demais objetos do espaço.

2. Maior durabilidade

Muitos vegetais têm ciclos de vida curtos, sendo anuais, bienais ou, ainda, florindo apenas de quando em quando. Ainda que a água e o sol estejam na medida certa — uma análise que muitos jardineiros amadores não sabem fazer, o adubo em dia e as podas sejam bem-feitas, uma planta ainda pode ser vítima de bactérias, fungos ou animais que as parasitam, comem suas partes ou até as matam.

Por outro lado, as plantas artificiais bem cuidadas podem durar por anos a fio em seu melhor estado. Sua praticidade também é sinônimo de economia de tempo, já que não precisam de quase nenhuma atenção — e de dinheiro, pois não precisam de insumos, como adubo, vaso para replantio ou fungicida.

3. Semelhança com as plantas naturais

A tecnologia por trás das plantas artificiais avançou muito nos últimos anos. Novos materiais foram incorporados e os detalhes estão tão próximos ao natural, que poucas pessoas conseguem diferenciar sem fazer uma análise mais aprofundada. Uma dica: se uma planta está sempre florida, não apresenta partes feias e não tem sujeira de terra a sua volta, muito provavelmente é artificial.

As plantas artificiais conseguem unir a praticidade da vida contemporânea com o toque de classe e naturalidade que as naturais emprestam ao ambiente. Sejam espaços abertos, fechados, de pouca ou de muita luz e em qualquer estação do ano. Elas podem ser adicionadas sem um estudo prévio das condições ideais e sem o trabalho diário que cuidar de um ser vivo implica.

Quais os tipos e modelos que podem ser utilizados em um jardim artificial

Muitas pessoas têm preconceito com flores e plantas artificiais, uma vez que muitas eram malfeitas, sem beleza e vitalidade. Contudo, essa realidade mudou e hoje em dia, as plantas artificiais podem confundir e muito por parecerem reais. São inúmeras as opções:

  • vasos com árvores de pequeno e médio porte para serem colocadas no interior da casa;
  • gramas artificiais para servir de detalhe ou suporte para os demais vasos, plantas e elementos do jardim artificial;
  • vasos com folhas e plantas;
  • vasos de flores;
  • folhagens para paredes e muros;
  • plantas estilo cascata para serem colocadas em estantes e demais locais altos;
  • pequenos vasos ou recipientes, como canecas e latinhas com pequenas plantas, folhas e flores, entre outras.

Quais os tipos de vasos escolher

Existem diversos materiais, modelos, tamanhos e formatos de vasos. Eles podem ser de cerâmica, cimento, vidro, plástico, acrílico, madeira, entre outros materiais. Podem ser pequenos, médios ou altos, finos ou largos, quadrados, redondos ou de variáveis formas.

É importante escolher o tipo de vaso de acordo com o espaço disponível no ambiente — de forma que não comprometa a circulação no local e que combine com os demais móveis, quando utilizado para decoraçãointerna. Outro fator importante, é que o estilo do vaso combine com os demais escolhidos.

Quais as melhores opções e disposições de jardins artificiais

Ambientes compactos

Em ambientes de menor tamanho ou em jardins pequenos, invista em pequenos vasos ou plantas menores. Varie as alturas e modelos de forma harmônica entre as plantas e flores escolhidas, e com o ambiente — pois deixará o local mais charmoso.

Quando não há espaço

Quando não há espaço internamente ou externamente, mas, mesmo assim, você deseja ter um jardim, opte por um vertical. Essa é uma opção incrível que pode ser feita tanto com uma parede de folhagens, com madeiras e diversas plantas ou com vasos de diferentes tipos, pendurados em uma parede ou murode sua preferência.

Em áreas externas

Você pode tanto utilizar grama artificial, pedras, madeiras, apenas vasos no chão ou distribuídos pela área externa. Independentemente da dimensão, caso você separe um ambiente e o ornamente com alguns vasos ou, até mesmo, pedras e madeiras, já conferirá um aspecto de jardim interno. Caso opte por não separar um cantinho, você pode fazer fileiras ou caminhos com plantas e flores artificiais.

Em canteiros, móveis e bancadas

Você também pode fazer um jardim artificial em canteiros, móveis e/ou bancadas que não são utilizados como apoio, essa é uma ideia totalmente charmosa, principalmente para ambientes comerciais, prédios, escolas, entre outros locais.

Como você pode ver, são inúmeras as opções de uso e ideias para um jardim artificial, tanto interno quanto externo. Para ter o efeito desejado, valorizando e colhendo os benefícios visuais que um jardim oferece, não se esqueça de escolher um produto de qualidade, para garantir um ar natural e a durabilidade desejada.

Viu só como o jardim artificial é uma ótima opção para agregar beleza aos ambientes de uma forma que não demande tanto trabalho, tempo e dinheiro? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais, assim mais pessoas vão conhecer essa incrível opção!