fbpx

A decoração natural está em alta, sendo importante conhecer suas características. Essa é uma modalidade de décor que reúne elementos inerentes à natureza para a composição de um design de interiores acolhedor e relaxante, oferecendo como resultado um ambiente elegante e requintado.

Essa decoração exige cores leves em mobiliários e tecidos, priorizando materiais de origem natural, como pedras, madeiras e fibras. Os adornos complementares, como vasos, plantas e flores, devem estar em harmonia com esses detalhes para garantir um equilíbrio.

Para entender melhor essa tendência, reunimos informações sobre os elementos que integram essa decoração, bem como as cores, os materiais e os tipos de ambientes nos quais utilizá-la. Continue lendo e saiba mais!

Quais alternativas posso seguir na decoração natural?

Galhos

O que mais se destaca nesse tipo de decoração é a rusticidade do material. Para valorizar essa qualidade, a cor e a forma natural são mantidas, agregando valor e tornando-se uma peça diferenciada. As peças também podem ser envernizadas ou pintadas em diversas cores para compor um ambiente alegre e descontraído.

Com troncos finos ou mais grossos, ainda com folhas presas à madeira ou com flores pequenas, a decoração com galhos oferece um ar natural e rústico para o ambiente, tornando-o mais aconchegante, com jeito de casa do campo.

Os galhos também podem ser utilizados em diversos ambientes e ocasiões, como casamentos e festas de aniversário, servindo como suporte para outros elementos, como passarinhos, flores e gaiolas ou no meio de arranjos. Servem, ainda, como suporte para bijuterias e até como cabide de roupas.

Troncos

Os troncos em madeira de lei podem ser utilizados como encontrados na natureza, para servir de mesinhas e bancos. Em espaços pequenos, eles podem ser utilizados para a composição de jardins verticais — em espaços maiores, esse material proporciona muito charme em jardins de inverno.

Folhas

Vasos com grandes folhas conferem um ar natural chique e sofisticado a diferentes espaços. O verde proporciona uma energia viva e agrega valor com um toque de rusticidade.

São inúmeras as opções de aplicação, podendo ser utilizadas em jardineiras de fachada, jardins verticais, com plantas na varanda, arranjos de flores em mesinhas e vasos embaixo de escadas.

Flores

A tendência para a decoração natural promove um destaque para as flores, que sempre nos remetem à natureza. Nesse cenário, elas compõem os mais diferentes arranjos em meio a galhos, folhas e troncos, proporcionando mais vida e beleza aos ambientes.

Além das tradicionais, as flores suculentas são muito utilizadas por combinarem com diferentes tipos de ambientes e serem muito práticas e fáceis de cuidar. Existe uma grande variedade de espécies com os mais diversos tipos de textura e cores.

Cores

A essência da decoração natural está nas cores selecionadas para um projeto. Nesse sentido, tons crus e amadeirados, como nude, areia, bege e marrom e até o branco, servem como base para a composição.

Os acessórios, móveis e artigos decorativos devem ter cores em dourado, cobre e prateado.

Materiais

Esse décor utiliza diferentes materiais, além da tradicional madeira, como o couro. Tecidos de fibras naturais, pedras, aço e bambu são utilizados no mobiliário, em acabamentos e em acessórios.

O grande diferencial é o mix desses materiais, compondo diferentes ambientes com ar de natureza acessível até em locais fechados.

Quais ambientes utilizam a decoração natural?

Essa tendência pode ser aplicada em casas, apartamentos, lojas, escritórios e eventos, proporcionando beleza e bem-estar.

Há uma crescente demanda para sua utilização em casamentos, com eventos ao ar livre, como na praia ou no campo e em outros locais que, mesmo fechados, adotam essa modalidade.

Conforme vimos, a decoração natural é uma tendência que se apresenta como uma ótima alternativa, pois traz uma sensação de leveza e tranquilidade para os ambientes. Basta usar a imaginação e a criatividade para compor lindos e sofisticados espaços, com baixo custo.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe as postagens sobre decoração. Estamos no Facebook e no Instagram!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!