Quer uma decoração bonita e funcional, sem ter de pagar a um profissional?

Sim, é possível.

Para todos os que desejam mudar a decoração de casa, sem ter de pagar a profissionais ou ainda para quem gosta da área mas precisa de uma ajuda, reunimos 10 passos fundamentais a seguir.

1. Não acrescente algo à sua casa a menos que seja útil e bonito

90% dos itens que tem em casa devem juntar beleza e utilidade. Por exemplo, o contentor da reciclagem não tem que ser feio e estragar a decoração da sua cozinha. Pode usar um recipiente alternativo ou decorar o original. Uma solução simples e fácil de fazer: pinte ou forre – com papel de parede ou tecido – uma caixa de papelão, e coloque-a em cima do caixote feio. Voilá! O ponto de reciclagem, passa a ser um elemento bonito.

2. Escolha um esquema de cores como base de decoração

Não importa que cores escolhe. Fundamental é escolher entre 3 a 5 cores de que goste e que possa combinar. A partir daí, defina a decoração da sua casa, usando os tons selecionados nas paredes, tapetes, toalhas ou outros elementos.

3. Sempre que comprar algo novo, retire alguma coisa

Não acumule objetos. Menos é mais.

Demasiadas coisas numa sala, por exemplo, arruinam qualquer decoração e instalam a desordem.

Adote uma nova prática. Deite fora ou doe um item de cada vez que compra um novo. Desta forma vai conseguir manter o projeto de decoração delineado e a casa arrumada.

4. Não compre nada que não seja essencial para si, mesmo que toda a gente tenha

Se não beber café, não vale a pena comprar uma máquina de café. Se não a usa, não precisa de uma mesa de apoio junto ao sofá. Pode haver elementos a preencher o espaço de sua casa, inadequados ao seu estilo de vida e totalmente dispensáveis. Venda-os ou doe-os.

5. Use o que você gosta. Exclua tudo o que lhe é indiferente.

Exponha peças de que gosta, que tenham um design bonito ou que sejam realmente especiais para si. Se há objetos que tem presentes na decoração apenas porque são lembranças de família ou amigos, ainda que não goste deles e não combinem com o espaço, coloque-os numa caixa e guarde-os.

6. Reuna várias ideias para criar a sua.

Inspire-se antes de criar a sua própria decoração. Retire ideias de revistas, em lojas de decoração ou mesmo nas casas dos seus amigos. Copie combinações de cores em catálogos. Depois de reunir ideias suficientes, organize-as e componha o seu projeto. Junte um toque de personalidade e criatividade.

7. Escolha um estilo e mantenha-o em mente sempre que acrescentar algo

Em vez de definir seu estilo por um período de tempo, como clássico ou moderno, defina o seu estilo baseado em alguns fatores importantes. Prefere um design simples ou arrojado? Prefere cores quentes ou frias? Prefere mobiliário trabalhado ou de linhas simples? Depois de descobrir essas preferências, conseguirá definir o seu próprio estilo.

8. Aprenda a diferença entre o que gosta e o que pode funcionar consigo

As tendências estão constantemente a mudar. É fácil cair da tentação de querer experimentar algo novo e diferente. Use o bom senso e determine a diferença entre aquilo que gosta na loja e o que realmente funciona no estilo de design que você estabeleceu em sua casa.

9. Quando decidir mudar o estilo da sua decoração, comece devagar e barato.

Não precisa, necessariamente, de gastar muito dinheiro para redecorar o quarto ou apostar num novo estilo para sua casa. Comece, por exemplo, por apostar num novo tom para uma parede ou adquira uma peça de mobiliário usado, num site de venda online ou num mercado. Se gostar do novo estilo, então trace um plano para uma alteração mais profunda.

10. Tire uma foto e perceba o que deve retirar ou acrescentar ao espaço.

A edição de imagem é uma ferramenta fantástica para quem aposta numa nova decoração por conta própria. Uma foto permite ter um diferente ponto de vista do espaço e ajuda a perceber o que está menos bem, o que precisa de retirar ou acrescentar.
A sua casa deve ser o sítio onde se sente bem, o seu mundo.

Mais do que tendências, siga os seus gostos e necessidades e faça da sua casa o melhor e mais bonito lugar para viver.

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!