As plantas artificiais vem se tornando um adereço cada vez mais comum na decoração, por dar um toque mais natural e aconchegante sem demandar o cuidado de uma planta de verdade.
Afinal, para ter uma boa coleção de plantas e mantê-las sempre saudáveis exige muito mais esforço do que apenas regar, é necessário adubar, podar, além de dedicar um tempo para garantir que ela receba a quantidade de iluminação adequada.
A fim de garantir maior praticidade e sofisticação, as plantas artificiais atualmente apresentam uma confecção muito mais detalhada, permitindo que sejam recriadas cores, texturas, brilho, movimento e características cada vez mais fiéis às naturais.
Já com um espaço consolidado como adereço de decoração, surgiram diferentes formas e estilos para utilização desse adorno. Continue lendo e confira a seguir as plantas artificiais perfeitas para seu estilo de decoração!
1. Arranjos delicados
A sala de estar é o cômodo mais sociável da casa, muitas vezes é o mais visível e o central. Por receber e acomodar os convidados, este é o local ideal para apresentar o estilo do anfitrião.
Investir em uma decoração mais arborizada pode trazer uma sensação ainda mais aconchegante, porém nem sempre investir em algo natural é viável, devido a este cenário os arranjos artificiais vem ganhando espaço, garantindo mais vida e cor a qualquer ambiente, principalmente as áreas de convívio comum.
As mesas de centro e de canto do ambiente são pontos fixos de decoração que são muito utilizados, combinando predominantemente com plantas menores e de folhagem verde.
Apostar em arranjos delicados em espaços menores, como os quartos, banheiros e escritórios são escolhas certeiras!
Os arranjos de suculenta e mini folhagens são ótimos exemplos, combinando a delicadeza com diferentes cores e tons visualmente chama muita atenção e destaca o ambiente, como você pode observar e se inspirar nas imagens a seguir:
2. Plantas de médio porte
Se você quer chamar um pouco mais de atenção sem abrir mão da delicadeza e sofisticação, essa é uma ótima pedida. Mesmo as plantas artificiais de médio porte exigem um espaço maior para agregarem valor ao ambiente.
No estudo dos locais compatíveis para a instalação, deve-se levar em consideração que além do tamanho do arranjo, o tamanho do vaso e sua distribuição no ambiente,assim você evita que a planta se deforme no teto ou em outros móveis que ela ocupe muito espaço no ambiente.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a qualidade do produto, por estarem mais próxima a visão dos convidados, é necessário redobrar os cuidados e buscar sempre algo mais parecido com o natural, preservando a sofisticação do espaço.
Hastes de eucalipto, bambu, dente de leão e flores são perfeitas para a ocasião, que por sinal, vão muito bem em ambientes mais amplos, como a sala de estar. Confira só alguns exemplos nas imagens a seguir:
3. Jardins de inverno
Para ambientes maiores, a dica é a criação de um oásis interno. Uma ótima alternativa para residências que não tem jardins externos ou quintais que sejam feitos com plantas naturais ou permanentes.
Espaços com revestimentos naturais são ótimos para alocar jardins e realizar uma boa transição entre os ambientes, proporcionando um ar sofisticado e aconchegante com um mix de diferentes alturas de plantas. A dica é:
- Mescle tamanhos de arranjos;
- Misture estilos de folhagens;
- Use pedras e adereços diferentes dos arranjos;
- Invista um tempo para organizar a disposição da decoração;
- Paredes de vidro e revestimentos naturais são excelentes acompanhamentos.
Veja alguns belos exemplos nas imagens a seguir:
4. Jardim Vertical
O jardim vertical é ótimo para quem não demanda de tanto espaço para a criação vertical, porém não abre mão de um ambiente diferente. Muito comum em apartamento, esse estilo de cultivo disponibiliza oportunidades novas, abrindo espaço para criações nas paredes e até mesmo no teto.
Aproveite o material já disponível como prateleiras, estantes e nichos para criar um jardim vertical mesmo com pouco espaço. Mini arranjos de suculentas e cactos, darão um toque super especial e moderno. Diferentes terrários com vasos de vidro e suculentas sortidas / arranjos com vaso de cerâmica e folhagens são nossas sugestões especiais para este estilo.
Outros estilos muito utilizados contam com folhagens mais largas que preenchem toda a parede, neste caso samambaias, suculentas, grama, ficus, philodendron, costela-de-adão entre outras folhagens podem compor o muro. Veja só alguns exemplos incríveis que você pode se inspirar:
5. Plantas ideais para a sua estação de trabalho
Já sabemos que as plantas podem dar um ar novo e mais alegre para o ambiente, até mesmo quando se trata de algo mais profissional, durante esse período de Home Office muitas pessoas estão investindo em artifícios para mudar seu ambiente de trabalho e proporcionar melhor mais conforto e leveza para sua rotina.
Para usufruir destes benefícios sem abrir mão da organização que esta atividade exige, sugerimos folhagens menores porém com cores vivas e até mesmo vasos mais alegres e descontraídos. Isso trará melhores hábitos e mais sorrisos durante o expediente.
Nossa sugestão são arranjos de flores e suculentas com vasos mais divertidos, como é o caso dos chamados “Bob Pose”. Veja só alguns exemplos:
Independente do tamanho do espaço ou da rotina, é essencial manter uma decoração aconchegante e divertida que transmita a identidade do morador e conquiste as visitas. Lembre-se disso. ?
Navegue no site e encontre mais plantas para decoração do seu espaço!