Simplicidade. Esta é a forma mais fácil de definir a beleza e originalidade da decoração oriental, que de forma minimalista, confere paz e aconchego aos ambientes, usando conceitos ornamentais leves, equilibrados e naturais, com propósito de transferir toda a energia zen para dentro da sua casa.

Para entender o estilo oriental / japonês de decorar ambientes, antes de tudo, é necessário conhecer sua cultura e história. Eles valorizam muito a estética, reverenciando a natureza e a trazendo para dentro de suas casas, com plantas, jardins de pedra e o uso abundante de madeira — principalmente o bambu — além de vários outros elementos.

Com a alta densidade demográfica, o povo japonês precisou se adaptar ao melhor aproveitamento do espaço. Desta forma, passaram a investir em móveis e objetos de múltiplos usos dentro de casa.

Já os ambientes são separados, geralmente, por portas de madeira e papel, que podem isolar ou integrar os ambientes, de acordo com cada ocasião, além de garantirem um charme mais que especial, e característico à tradição japonesa, as peças da casa.

Como podemos ver, mais que um oásis de tranquilidade e energia, a decoração oriental preza pela organização e funcionalidade. Se é este o seu objetivo em meio a uma vida agitada, confira as dicas a seguir que preparamos para você harmonizar os estilos japoneses para transformar também o seu lar.

Aproveite a luz natural

O Japão é um país com um inverno bastante rigoroso e um verão bem convidativo. Também amantes das plantas, dos bonsais e das flores, os japoneses trouxeram para dentro de suas casas, partes das florestas que nem sempre poderiam apreciar ao ar livre por conta do clima bastante instável. Diante disso, suas casas oferecem grande abundância de luz natural que entra por grandes janelas.

Este é um dos principais fatores quando você pensa em criar um espaço inspirado na decoração oriental. Aproveite ao máximo a luz natural e escolha um cômodo com bastante claridade, preferencialmente com janelões enormes. Isso auxiliará para que o ambiente torne-se mais convidativo e relaxante — sendo o primeiro passo para que se tenha um estilo zen.

Use bambus na decoração

A madeira é um item fundamental na decoração japonesa, e as mais comuns nesse estilo são: ácer (maple ou bordo), pinheiro vermelho, cicuta e, principalmente, o bambu

Um dos materiais mais versáteis que existem, o bambu tem efeito coringa na decoração japonesa, podendo ser utilizado de várias formas e estilos – e aqui na Brasfama você encontra vários estilos de bambu artificial, confira!

Ele pode ser usado, inclusive, no chão, que graças ao avanço da tecnologia, já permite que sejam feitos pisos laminados com o material. Ele também fica bem com a cabeceira de cama, ou ainda como móveis nos dormitórios, mesinhas de cabeceira, mesas de centro, cadeiras e poltronas, estantes e molduras de espelhos.

Ainda na decoração interna do ambiente, é possível usar plantas como o bambu mossô ou bambu da sorte. O primeiro tem um caule de médio porte e não cresce de forma reta com folhas graciosas e delicadas, necessitando de mais espaço. Já o segundo é usado para arranjos, e costuma ser cultivado entrelaçando seu caule. 

Seja qual for a sua escolha, não se esqueça que ambos, se forem bambus naturais, precisam da luz natural, o qual falamos logo acima para o seu melhor desenvolvimento.

Outras plantas para sua decoração oriental

Acer

No outono a coloração das folhas dessa planta se torna amarela ou vermelha. Ao caírem, cobrem o solo com suas cores vibrantes.

Magnólia

Esta árvore tradicional tem flores perfumadas, além de muito bonitas e delicadas.

Pinheiro-de-Buda

Este arbusto tipicamente asiático tem numerosas folhas miúdas que dão um toque zen ao espaço.

Azaleia

Bastante comum no Brasil, este arbusto também dá um toque de classe a jardins orientais, com suas flores delicadas de tons claros e vibrantes.

Bambuzinho-de-jardim

Outro símbolo dos jardins orientais, esta planta é fácil de cuidar e confere volume ao local.

Grama-coreana

A forração do jardim é igualmente importante para dar uma cara mais oriental ao espaço. A grama-coreana tem folhas bem finas e delicadas, conferindo beleza ao local.

Aposte em móveis mais baixos

O estilo de decoração oriental se caracteriza pelos móveis baixos. 

Portanto, quanto menores em relação ao chão for sua mobília, mais perceptíveis com a decoração oriental eles estarão. As mesas e camas contam com pequenos pés, e elas são fabricadas sempre em madeira ou em bambu, que garantem a neutralidade ao ambiente.

Para usar a mesa, em vez de cadeiras, são usados futons, que são um tipo de almofada preenchida com bastante algodão para serem confortáveis. 

A mesa deve ser colocada sobre um tatame, onde também são posicionados os futons e que servirão de assentos durante as refeições.

Aposte nos acessórios orientais

Lembre-se que a decoração oriental se caracteriza pelo seu estilo minimalista. Mas isso não impede que você invista em acessórios no estilo japonês. Painéis, quadros, tambores, mosaicos, leques, entre outros itens são sempre bem-vindos, mas cuidado com o exagero.

Você pode usar em sua decoração também plantas artificiais e bonsais, que são as pequenas árvores cultivadas pelos japoneses e que viraram símbolo de sua cultura. Além disso, pedras e troncos são bons adereços para completar a sua decoração.

Os quadros podem seguir o estilo de arte oriental ou então retratar as famosas flores de cerejeira. Isso dará um ar tranquilo e sereno ao ambiente.

Decoração japonesa na cor vermelha e móveis baixos

As cores tradicionais japonesas são o vermelho e o branco. Mas a paleta de cores do estilo oriental ainda permite o uso de tons como:

  • terra suave;
  • castanho;
  • cinza;
  • bege;
  • verde;
  • preto;
  • dourado.

Detalhes em dourado podem ser utilizados para destacar alguns elementos decorativos. Já o preto acentuará as formas geométricas das divisões.

Nas paredes, o ideal são cores claras, como bege ou creme. O uso de acessórios decorativos, como quedas de água ou estátuas, trazem os tons cinzas à decoração, contrastando com os móveis em madeira.

O uso de pedras traz ao ambiente a paz e a tranquilidade que lembram as margens dos rios japoneses, e novamente devem ser pensados na decoração, contribuindo para tornar o espaço ainda mais convidativo e relaxante.

Agora é sua vez!

Como vimos, o uso do estilo oriental na decoração pode dar ao ambiente a calma e tranquilidade que tanto buscamos em nosso dia a dia. 

Investir neste modelo, seja no quarto ou na sala, certamente dará a sua residência mais requinte e sofisticação.

No mercado há lojas como a Brasfama Flores e La Ville, com itens que transformam seu ambiente, cabendo a você fazer a combinação perfeita seguindo as dicas que demos aqui. 

Lembre-se que a decoração japonesa se caracteriza pela simplicidade e organização. Por isso, o primeiro passo para transformar o ambiente é eliminar tudo o que tem em excesso.

O mais importante é que o ambiente tranquilo do estilo japonês seja facilmente usado em todas, ou apenas algumas, das nossas sugestões. E uma das principais vantagens é que seus custos são razoáveis e super acessíveis.

O que achou das nossas dicas para apostar na decoração oriental / japonesa? Conte para a gente nos comentários! Aproveite também para acompanhar todas as nossas novidades pelas redes sociais e pelo nosso blog!

Deixe um comentário