fbpx

Qualquer que seja o ambiente, uma cuidadosa decoração com flores proporciona beleza, bem-estar e harmonia. As flores também transformam diferentes espaços, conferindo-lhes mais energia e vida.

Decorar com flores naturais ou artificiais ajuda a imprimir personalidade a empresas, casas, lojas e eventos. Para tanto, é necessário fazer um planejamento considerando vários aspectos importantes para conquistar um bom resultado.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas incríveis abordando os principais pontos a serem considerados em uma decoração. Confira!

1. Planeje a decoração com flores

Antes de iniciar uma decoração é necessário fazer um bom planejamento, analisando o ambiente, os espaços disponíveis e a decoração já existente. Essa análise permite saber com exatidão quais vasos e flores são mais adequados, bem como as cores que podem ser utilizadas.

2. Entenda a importância das cores

Esse é um aspecto muito importante, já que as cores predominantes do ambiente devem receber objetos de decoração com tons que se harmonizem. Decorações mais sóbrias pedem flores com tons mais neutros, como lírios da paz e orquídeas brancas.

Ambientes com tons mais frios combinam melhor com margaridas, azaleias e hortênsias. Para os que permitem mais ousadia, as cores mais fortes proporcionarão mais alegria e vivacidade, como as da begônia, da calêndula, do cravo, entre outras.

3. Escolha o vaso ideal

O vaso deve estar alinhado ao estilo da decoração do local. Além do modelo tradicional, é possível utilizar jarras, cachepôs ou jardineiras. Quanto ao material, pode ser vidro, cristal, prata, cerâmica ou porcelana.

Para arranjos em mesa, o ideal é que sejam menores, podendo até ser elaborados com embalagens e itens reciclados, contribuindo para uma decoração mais sustentável. As opções são diversas! Veja alguns materiais que podem ser aproveitados, proporcionando efeitos incríveis:

  • embalagens — caixa longa vida, saco de café com sistema a vácuo, garrafa de detergente etc.;
  • itens reciclados — garrafa de vidro e pet, lata de alumínio, entre outras.

4. Analise os diferentes tamanhos das flores

Ambientes amplos permitem flores maiores, já os pequenos necessitam de arranjos menores para garantir a harmonia visual. Também é importante observar a proporção do tamanho do vaso em relação ao das flores para garantir uma distribuição homogênea e estética, evitando que os arranjos fiquem muito apertados ou muito soltos e desorganizados.

5. Considere cuidados para deixar o ambiente harmônico

Um dos cuidados mais importantes é considerar o espaço a ser decorado para que haja uma harmonia entre ambiente, cores e formatos para residências, escritórios, eventos ou lojas.

Residências

Na sala de jantar o arranjo deve ser colocado no centro da mesa, em tamanho proporcional. Para a sala de estar, pequenos arranjos arredondados podem enfeitar a mesa de centro ou de apoio. Em ambientes integrados, uma boa opção é utilizar a decoração separando os cômodos.

Cozinhas

Na cozinha devem ser utilizados pequenos arranjos na mesa, em cima da geladeira, nas bancadas ou no peitoril da janela. Margaridas de variados tons são uma boa opção para conferir mais alegria ao ambiente.

Quartos

Para os quartos, os arranjos não devem ter um destaque desproporcional, apenas um toque de charme para o ambiente. Opte por pequenos pontos em cantos vazios ou em cima de móveis.

Banheiros

Em banheiros fica muito bonito posicionar um arranjo de cor vibrante na bancada, proporcionando um visual mais alegre e harmônico — já que esse espaço normalmente apresenta decoração neutra.

Escritórios e lojas

Essa decoração depende do segmento do comércio. Locais mais sóbrios e que utilizam móveis em madeira e tons escuros pedem flores em cores elegantes e neutras, como castanho, bege ou creme. Ambientes mais informais permitem decorações mais coloridas e alegres.

Eventos

Os arranjos devem ser proporcionais em tamanho e altura, de modo a serem percebidos sem interferir nos movimentos e no campo visual dos convidados.

Os mais altos podem ser colocados na mesa do bolo, e os mais baixos, com bases cheias, conseguem mais destaque com vasos diferenciados e alguma iluminação especial, como pontos de luz ou velas.

Conforme vimos neste artigo, a decoração com flores pode transformar ambientes, conferindo mais beleza e energia, bastando, para tanto, um bom planejamento — que considere a harmonização para cada espaço.

Gostou das dicas? Então assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo sobre decoração!

Iniciar chat
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!