Quando entramos em uma loja e nos sentimos bem, isso não é apenas uma coincidência. Aquele ambiente foi moldado para trazer sensações de conforto, familiaridade e harmonia. Por outro lado, existem outros pontos de venda (PVs) pelos quais não gostamos nem de passar na porta, e só entraremos se precisarmos de um produto que só se encontra por lá — e seremos o mais breve possível em seu interior.
Esse é um caso em que a decoração sensorial para lojas não foi apenas ignorada, mas seus elementos estão sendo usados contra o próprio varejista. Independentemente da qualidade e relevância do produto oferecido, uma boa experiência de compra está relacionada aos estímulos visuais, olfativos, auditivos, táteis e até mesmo gustativos que o cliente recebe do ambiente.
Contudo, não é preciso gastar muito dinheiro para tornar o seu espaço de vendas mais convidativo — basta se atentar aos detalhes. Portanto, continue com a leitura e conheça alguns deles abaixo.
1. Objetos de decoração
Se você quer uma atmosfera zen, móveis de madeira rústica são os mais indicados. Objetos relacionados as filosofias orientais, como o símbolo do OM ou a moeda chinesa com fita vermelha, por exemplo, conectam as pessoas com as antigas tradições sem tirar o foco do seu produto.
O uso de areia também é um grande acréscimo para a experiência visual e táctica. Um jardim zen de mesa pode ser o toque que estava faltando para atrair a atenção dos clientes, que voltam ao espaço para relaxar no movimento das areias e estão sempre entrando em contato novamente com o seu produto.
2. Uso de flores artificiais
Criar a sensação de conexão com a natureza é uma ótima maneira de deixar o cliente em sintonia com o ambiente do seu PV. Mesmo em um grande centro urbano é possível conseguir essa identificação colocando plantas e flores no espaço.
Investir em plantas vivas, no entanto, significa mais uma preocupação e, na menor desatenção, pode ser um tiro no pé, com flores murchas ou com ataques de praga que acabariam com o seu marketing sensorial.
As flores artificiais dão essa proximidade visual com a natureza, ao mesmo tempo em que trazem sofisticação e leveza para o seu ambiente. Seu cuidado é o mesmo dos outros objetos decorativos, bastando realizar uma limpeza esporadicamente. Além disso, elas podem ser usadas em ambientes que não recebem luz solar, como os shoppings centers, por exemplo, e permitem arranjos criativos, seja no interior PV ou na vitrine, sem nunca perder seu charme.
3. Perfumes e aromas
A memória olfativa é a mais precisa de todas. Quando sentimos um cheiro conhecido, somos logo transportados para nossa antiga experiência com ele. Faça do aroma do seu espaço um diferencial, utilizando um óleo essencial ou um incenso que se tornará sua marca.
Um cheiro agradável deixará seus clientes em estado de bem-estar enquanto estiverem na loja e servirá, ainda, como propaganda para todos os que passam por perto — o alcance das moléculas perfumadas não está limitado à sua porta. Anuncie-se!
Esses são apenas alguns dos segredos para fazer da decoração sensorial para lojas o seu marketing presencial. Para chegar a um resultado que combina com você, com seu espaço e com os clientes, procure por referências, investigue as diversas correntes filosóficas orientais e não deixe de ouvir a sua própria intuição. Seu ambiente só será tranquilizador para os outros se ele tiver esse mesmo efeito em você.
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