Procurando saber como aplicar Feng Shui no jardim da sua casa? Nossas dicas vão te ajudar! 

Adotar esta técnica milenar pode ser uma ótima opção para restaurar as energias e prezar pela harmonia dos ambientes.

De fato, mudanças simples podem transformar o equilíbrio do seu jardim e, consequentemente, de todo seu cotidiano.

Continue com a gente e descubra como decorar seu lar com as melhores plantas!

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é de origem chinesa e consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a energia dos ambientes, quando aplicada de modo correto.

Feng Shui significa “vento e água”, elementos que são manifestações da natureza essenciais para os seres vivos. Os antigos chineses acreditavam que se você escolhesse o local certo para morar, teria uma vida próspera e equilibrada.

A técnica é considerada por muitos a “acupuntura da casa”, pois ela é capaz de ativar pontos energéticos, transmutando a vibração e harmonizando aspectos do ambiente.

O método pode ser aproveitado não só dentro de casa, mas também no jardim, proporcionando maior equilíbrio energético em todos os espaços.

A base da técnica é a energia vital, o “chi”. Segundo o Feng Shui, esta força circula por todo o universo e está nos espaços e em todos os seres vivos.

Plantas para dentro de casa

De acordo com o Feng Shui, não existem plantas boas ou más. Mas existem aquelas que são adequadas ou inadequadas para um cômodo ou outro. Por exemplo, uma planta favorável na sala de estar ou no hall de entrada pode ser prejudicial no quarto do casal.

Devemos, então, saber identificar as plantas para dentro de casas pelo Feng Shui sabendo quais colaboram para a harmonia de cada ambiente.

Vejamos agora quais são os tipos mais adequados para cada cômodo da casa segundo o Feng Shui.

Feng Shui no Jardim

O jardim, por natureza, já é um local do lar em que as energias são mais leves e tranquilas.

A aplicação do Feng Shui no seu jardim pode aprimorar essa energia a ponto de ser explorado positivamente todo o potencial que o local tem a oferecer.

O primeiro passo para começar a aplicar a técnica é dividir o jardim em 8 regiões com auxílio de uma rosa dos ventos: norte, sul, leste, oeste, nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.

Cada uma dessas regiões representa um ponto de energia: carreira, sucesso, saúde, bem-estar, vida social, sorte, espiritualidade e amor.

Após o reconhecimento de cada região, podemos selecionar plantas e alguns objetos de decoração que podem aperfeiçoar a energia que flui no jardim.

A localização e posição do imóvel também são pontos favoráveis para as boas vibrações do lar.

Feng Shui com plantas no banheiro

Segundo o Feng Shui, banheiros são locais que drenam a boa energia da casa. As plantas usadas ali precisam ser bastante resistentes. Se o seu banheiro possui pouca iluminação natural, fique atento e escolha plantas que se adaptem bem a essa condição.

As plantas para banheiro no Feng Shui ajudam a melhorar a energia do ambiente, além de purificarem o ar. Mas elas precisam estar sempre saudáveis. Se necessário, faça um rodízio de vasos, trocando a cada duas semanas, para que as plantas se recuperem em um local com mais luz e ventilação.

Espécies como jiboia, avenca, lírio da paz e zamioculca se adaptam muito bem ao banheiro, pois precisam de pouca luz e gostam de umidade. Se o seu banheiro for bem iluminado, você também pode ter suculentas, cactos, babosa e violetas no local. Porém, com plantas artificiais isso fica ainda mais fácil, você pode escolher a planta ideal para o seu banheiro, independente da iluminação ou qualquer outra dependência específica das espécies.

Plantas para casa, cozinha e escritório

Ambientes como sala, cozinha e escritório pedem um leve predomínio da polaridade yang-dinâmica, refletida por mais espaços vazios, móveis leves, atividades mais agitadas e cores vivas.

Por isso, são recomendadas espécies de plantas com muitas folhas, estreitas ou pequenas, em vasos de proporção vertical. Estas plantas favorecem aspectos de yang dos ambientes, sendo adequadas para salas e varandas.

Nessa categoria, está a Lança de São Jorge, bem como a Espada São Jorge e a Espada ou Santa Bárbara, espécies semelhantes e conhecidas por protegerem a casa das más vibrações.

Elas ficam bem especialmente do lado de fora da porta de entrada, filtrando as energias que chegam. Se você tem uma dessas três plantas dentro de casa e os membros da família andam discutindo muito, experimente transferi-la para a varanda ou para o hall externo.

A Árvore da Felicidade, além de trazer dinamismo, prosperidade e alegria, também colabora para a união da família, sendo uma excelente opção para salas e varandas.

Não tenha vasos com espécies venenosas ou tóxicas na cozinha, para evitar acidentes. Uma boa opção nesse local é plantar ervas que serão aproveitadas no preparo da comida, como alecrim, manjericão e pimenta.

Para o Feng Shui, a cozinha está associada à abundância, fartura e riqueza. Por isso, o dinheiro em penca é uma excelente planta para se ter neste ambiente, além de aguentar a umidade e a temperatura mais elevada.

No escritório ou home office, para favorecer os negócios, aposte no bambu da sorte, que traz prosperidade, energia e protege contra inveja. Pode usar também a zamioculca, conhecida como planta da fortuna.

Feng Shui Quarto

Já ambientes como quartos (e também consultórios para quem está fazendo atendimentos em casa) pedem predomínio da polaridade yin-receptiva, representada por móveis maiores e mais pesados, atividades tranquilas e cores suaves.

Dessa forma, plantas para ter no quarto pelo Feng Shui são as espécies com folhas grandes, plantadas em vasos pesados, de proporção equilibrada, que favorecem os aspectos yin dos ambientes.

Para quartos e salas íntimas, são adequadas plantas como o antúrio, o jasmim, a gardênia e a violeta. Também são permitidas as suculentas de folhas arredondadas e a zamioculca.

Evite no quarto plantas pontiagudas como a espada de São Jorge, a bromélia, a babosa e alguns tipos de palmeiras. Elas estimulam atitudes mais incisivas e impulsivas, e quando usadas no quarto podem desencadear desentendimentos e discussões.

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu apartamento com estilo!

? No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.

? Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário