O jardim de inverno, muito comum em países frios do exterior, está conquistando, cada vez mais, o coração dos brasileiros. Sua criação é, inclusive, uma das melhores opções para o aproveitamento de espaços vazios em casa. Essa opção de jardinagem dá um toque de elegância e aconchego para os ambientes, mesmo em nosso clima tropical.

Além disso, o jardim de inverno, assim como os outros tipos mais conhecidos de jardins e decorações com plantas artificiais, ajudam a trazer um ar mais aconchegante e agradável para sua decoração, além de serem uma ótima opção para quem não tem muito tempo para cuidar de folhagens naturais, com nossas plantas e flores o seu jardim ficará lindo sempre. Por isso, esse tipo de instalação costuma aliar elegância e funcionalidade aos ambientes residenciais. 

Mesmo sendo pensado para ambientes mais frios, o objetivo central permanece: ter um pouquinho de natureza dentro de casa em um espaço aconchegante. Quer saber mais sobre como montar o jardim de inverno perfeito para sua casa? Continue com a gente.😍

O que é um jardim de inverno?

Jardim de inverno é um espaço interno para suas flores e folhagens (artificiais ou não) que permite a criação de um ambiente mais agradável ao explorar a parte interna de casas e apartamentos, ou seja, quem não tem quintal ou área externa.

Muitas pessoas já pensam em um espaço para o jardim de inverno no projeto da arquitetura, mas, quando o espaço é escasso, é preciso otimizar alguns cantinhos para não ficar sem o jardim! Vale aproveitar o espaço embaixo da escada ou algum canto da sacada, o importante é garantir um ambiente natural na sua casa.

Para que serve um Jardim de Inverno?

Como explicamos na introdução do artigo, esse tipo de jardim é muito comum em países frios. Isso acontece porque, no exterior, como as temperaturas costumam ficar abaixo de 0ºC durante o inverno, as pessoas costumam utilizar esse ambiente para respirar o ar puro sem se preocupar com o frio que faz na parte externa da casa. Como as plantas têm essa função de renovação do ar, é possível unir o útil ao agradável com o jardim de inverno.

Além disso, ter plantas e flores dentro de casa tornam o ambiente mais relaxante, aconchegante e não dá tanto trabalho quando é feito com plantas artificiais, além de trazer benefícios para a nossa saúde mental. Você pode optar, ainda, por um jardim vertical ou por cultivar pequenas árvores nesse tipo de jardim. Isso deixará sua casa com uma umidade mais agradável. Em grandes centros urbanos, essa característica pode ser muito atrativa para quem deseja buscar um estilo de vida mais saudável.

Como fazer o seu Jardim de Inverno?

Os jardins de inverno se integram aos diferentes ambientes residenciais, eles criam a sensação de uma extensão da sua casa. Por isso, ele pode ser feito de formas variadas e criativas. Dessa forma, você pode criar um jardim de inverno conceitual, que sirva também como espaço de descanso e reflexão.

Mas para isso é preciso que você se atente a alguns pontos:

Escolha o melhor espaço

Se você deseja montar o seu jardim em um ambiente a parte, a melhor coisa é montar um espaço bem arejado. Dê preferência para janelas amplas e teto de vidro, isso permitirá que a luz natural invada o ambiente. Mesmo que isso não traga benefícios diretos às plantas artificiais, certamente fará a diferença no seu momento de lazer. 

As plantas podem estar tanto no chão, quanto nas paredes para formar o jardim. E se você tiver muito espaço, pode e deve investir em alguns móveis chave para tornar o cantinho ainda mais delicioso…

Aproveitando espaços para criar seu jardim interno

Infelizmente nem todas as casas tem um espaço exclusivo para o jardim, mas felizmente isso não nos impede de criar um belíssimo cantinho. Na sala de estar, por exemplo, você pode aproveitar o espaço debaixo da escada e incluir flores, folhagens, algumas pedras brancas e um ponto de luz para destacar o ambiente, olha que lindo fica!

Os próprios lavabos e corredores podem ser uma oportunidade para incluir um minijardim de inverno. Embaixo da bancada, entre um móvel e outro, em qualquer espaço disponível você pode adequar vasos e arranjos artificiais. Nesse momento as prateleiras são grandes aliadas.

Você também pode criar jardins verticais na sua casa, seja suspenso ou em estantes, quando não temos espaço, verticalizar é sempre uma boa opção!

As sacadas e varandas também são lugares que recebem muito bem o jardim de inverno, aliás, esses ambientes são propícios, pois recebem luz natural constantemente. 

Espécies para compor o jardim de inverno

Quando falamos de plantas naturais, nem todas se adaptam com o ambiente interno, algumas realmente precisam receber luz solar e chuva para sobreviver. Porém, quando falamos de folhagens artificiais o limite é a sua criatividade!

Para ajudar na sua escolha, separamos algumas espécies que podem fazer a diferença na sua decoração:

Aposte nos cactos e suculentas

Os cactos e suculentas vêm roubando a cena na decoração, trazendo um toque descontraído e muito especial. Além disso, os cactos chamam atenção daqueles que não abrem mão de ter plantas em casa, porém não tem muito tempo para cuidar delas com tanta frequência –  característica esta muito comum e que vem chamando atenção de outro mercado: plantas artificiais.

As plantas artificiais, incluindo os cactos artificiais, não precisam de cuidados como as folhagens comuns. Nesse tipo de planta, a rega é totalmente dispensável, permitindo que você se preocupe apenas em combinar os arranjos e arrasar na decoração.

Se o seu espaço para o jardim é pequeno e não poderá usar palmeiras e grandes folhagens, que tal montar um mini-jardim com cactos ou suculentas? Além de darem bem menos trabalho, eles são charmosos, resistentes e podem ser usados em qualquer ambiente da casa, olha quanto charme.

Por fim, lembre-se de combinar seu jardim de inverno com outros itens decorativos

Vale a pena apostar também em outros objetos de decoração, como adornos, cascas e até mesmo musgos artificiais, eles são adereços especiais que vão fazer a diferença no seu jardim de inverno, dando um ar mais completo para a sua decoração. Sendo assim, aposte nas novidades, deixe a sua imaginação voar!

Aproveite e se inspire com outras diversas dicas para acrescentar plantas à sua decoração em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!