Tem dias em que o peso de morar em uma grande cidade pode atrapalhar a rotina. Não que você não goste de grandes metrópoles, apenas está em busca de um ambiente que fuja do caótico, de poder trazer um respiro de uma casa mais tranquila, benefícios que uma decoração rústica pode oferecer.

A decoração rústica tem ganhado mais adeptos nos últimos anos. Muito pelo fato de talvez ser a dona do estilo mais aconchegante e acolhedor de todos. Através dela é possível conferir aos ambientes uma sensação de conforto somada ao afeto e nostalgia.

Afinal, todo mundo tem uma boa lembrança do interior, seja da infância, de um final de semana que passou em um hotel fazenda ou casa de campo.

Fugindo das tendências passageiras, esse estilo de decoração veio para ficar. E o melhor de tudo é que pode ser aplicada sem muito esforço, a decoração rústica é a forma mais eficiente de fazer isso. Através desse estilo, é possível adicionar ao décor elementos que remetem à natureza, sem perder o ar urbano condizente com a decoração contemporânea.

Venha com a gente e conheça os segredos do estilo de decoração rústica!

O que é uma decoração rústica?

Antes de responder esta pergunta, vamos compreender qual o significado de “rústico”. Pois bem, de acordo com o dicionário, o termo faz relação com aquilo que é do campo ou campestre. 

Também é dito que coisas com certa “rusticidade” teriam uma aparência mais “tosca” ou “grosseira”. E isto nos faz lembrar daquelas peças de revestimentos, ornamentos ou mobiliários que são “crus”, ou seja, sem acabamento.

É neste caminho que podemos definir como seria uma decoração rústica. 

Pense em ambientes com paredes de tijolinhos ou com um revestimento de argamassa menos liso – feito assim de modo intencional. Também ambientes repletos de móveis em madeira, muitos com desníveis, trincas, rachaduras e manchas naturais expostas, além de uma grande variedade de flores e plantas espalhadas pela casa.

Decore sua casa com o estilo rústico

A vontade de se reconectar com a natureza tem levado muita gente a inserir itens naturais na decoração. As diferentes texturas e a imperfeição dos acabamentos fazem com que móveis e objetos feitos com materiais rústicos sejam responsáveis por um clima mais aconchegante no lar.

Um regador de ferro envelhecido e desgastado, por exemplo, pode ser utilizado como um vaso de flores na decoração rústica. Metais que aparentam estar oxidados, madeira com pouco ou nenhum acabamento e tecidos naturais, como palha, lã e algodão, devem estar sempre presentes em ambientes que sigam esse estilo.

Seguindo ainda nessa linha natural, a vegetação do local faz toda a diferença na construção de um ambiente, isso não seria diferente com a decoração rústica. Para seguir nessa linha e enriquecer a decoração, você pode optar por arranjos de flores e galhos secos, esse misto dá a ideia de natureza e do perecível / antigo, mesmo quando falamos de plantas artificiais.

Outra boa estratégia é buscar por produtos que remetem ao campo, seja com vasos mais rústicos ou algumas espécies que florescem nesse ambiente, dentre elas a mais conhecida e utilizada são as rosas artificiais, perfeitas para compor qualquer ambiente, seja o canto da casa ou até mesmo um arranjo de mesa.

Cozinha rústica

Instalar mesas e bancadas de madeira rústica é o primeiro passo para deixar a cozinha de acordo com o estilo. Se decidir colocar pinus na bancada, que é uma madeira mais clara, a mesa pode ser em um tom mais escuro e vice-versa. O importante é brincar com tons diferentes de madeira rústica.

O mesmo vale na escolha das cadeiras. Fuja de combinações perfeitas, como ter mesa e cadeiras de eucalipto, por exemplo. E se quiser ousar ainda mais, faça um jogo de cadeiras de modelos diferentes. 

Para um visual mais contemporâneo, você pode compor o ambiente com piso e paredes de cimento queimado. Assim, estará no limite entre a decoração rústica e a decoração industrial.

Sala Rústica

Para transformar a sala em um ambiente rústico, a regra de utilizar materiais naturais continua, é nesse momento que você deve optar por flores, arranjos, jardins verticais ou suspensos para incrementar o ambiente.

Trabalhe com elementos e mobílias que são característicos desse estilo, como os móveis de madeira, tecidos orgânicos, aqui além das fibras naturais já citadas anteriormente, você pode focar no couro também, e capriche na escolha dos adornos, como vasos e quadros.

Também é possível apostar em um caminho mais sofisticado para a sala rústica, com uma pegada de design assinado. Experimente fazer uma base com materiais naturais, inclusive pedra, e adicione uma ou duas peças contemporâneas.

Também é importante lembrar que o uso de materiais rústicos passa pelo reaproveitamento, porém não é algo muito parecido com o que é feito no vintage, quando você garimpa itens que marcaram época, a ideia aqui é reutilizar materiais, em sua maioria naturais, de modo que sua sala rústica possa se tornar um ambiente ainda mais sustentável. 

Os pallets, grades de madeira utilizadas no transporte e armazenamento de cargas na indústria, ganham nova vida quando transformados em móveis e adornos.

Quarto Rústico

Já no quarto rústico, você deve prezar pelo conforto absoluto. Os materiais rústicos, como madeira e tecidos de fibras naturais, estão presentes desde a cabeceira até os jogos de lençóis da cama.

Foque por uma iluminação mais amarelada, para passar uma sensação de aconchego ainda maior.

Chegou a sua vez de (re)decorar o seu ambiente com uma decoração rústica!

💐 No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.
💐 Quer ficar por dentro de tudo sobre como montar sua decoração, tanto para o jardim quanto para dentro de casa, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
1
Atendimento online!
Olá, podemos ajudar? Lembre-se, na Brasfama, você escolhe os produtos e nossa equipe faz a montagem gratuita do arranjo para você. Aproveite!