O paisagismo é a técnica de decoração responsável por criar paisagens incríveis em ambientes livres usando apenas plantas e flores. Na prática, os profissionais dessa área são responsáveis por transformar os aspectos visíveis de um local, tornando-os mais acolhedores e naturais. Mas é possível dar esse aspecto de delicadeza e naturalidade fazendo paisagismo com plantas artificiais?
Os profissionais do paisagismo se dividem: alguns defendem que somente plantas naturais podem fazer parte deste trabalho, enquanto outros não veem problema no uso de plantas e flores artificiais. Nós da Brasfama Flores acreditamos que fazer paisagismo com o uso de plantas artificiais é mais que possível – é prático e funcional!
Pensando nas pessoas que não tem tanto tempo para cuidar de um jardim, mas querem deixar sua casa com um aspecto mais vivo, trouxemos algumas dicas para você mesmo fazer paisagismo e criar paisagens deslumbrantes no seu jardim com plantas artificiais. Confira!
Os benefícios das plantas artificiais
Bonitas e de fácil manutenção, cada vez mais as plantas artificiais têm sido as escolhidas para decorar a casa. Com os seus estilos versáteis, vão bem no hall, na varanda, no corredor, no centro da mesa de jantar, enfim…
Foi-se o tempo em que optar por paisagismo com plantas artificiais era considerado cafona e brega. Hoje, essa escolha está super em alta, até porque o material com o qual se faz as flores e folhagens artificiais avançaram muito, tecnologicamente falando, o que traz um salto em qualidade e uma aparência quase que imperceptível quando comparados às espécies naturais.
Não por acaso, as plantas artificiais são uma excelente alternativa para dar vida ao ambiente, sem que seja necessário despender muitos cuidados ou muito tempo na sua manutenção, sem abrir mão da beleza das flores e folhagens.
Outro ponto relevante é que esse tipo de planta não depende de nenhuma condição ideal em relação à luminosidade, época do ano ou até combinação de espécies. Ou seja, ela pode ser colocada em qualquer lugar da sua casa combinada com qualquer outra planta.
Estilos para aplicar o paisagismo com plantas artificiais
Jardins de inverno
O jardim de inverno é uma das técnicas de paisagismo que funciona muito bem com plantas artificiais. É uma ótima alternativa para ter um cantinho verde em casa, mesmo sem ter um ambiente externo disponível.
E o melhor é que um pequeno espaço já é suficiente para um jardim de inverno artificial. Alguns exemplos ótimos são os jardins montados embaixo da escada, em algum cantinho da sala ou na varanda, aproveitando as paredes para fazer aquela famosa (e linda) Jardim vertical / muro inglês. ?
Jardim no quintal
Seja para trazer mais vida ao ambiente ou criar um espaço de tranquilidade e descanso, montar um jardim no quintal é uma opção excelente para quem quer investir no paisagismo com plantas artificiais.
Isso porque um jardim natural demanda muito tempo, esforço, além de ser custoso, desde a sua montagem até a manutenção. O jardim no quintal com grama sintética, galhos artificiais, outras flores e plantas artificiais podem ter o mesmo efeito visual sem precisar de cuidados diários.
Acrescentar cadeiras, mesinhas, redes ou almofadas no local proporciona todo um ambiente para espairecer no meio da rotina e dos dias corridos. Isso pode ajudar muito, principalmente se você trabalhar em casa – Inclusive, você pode conferir agora mesmo algumas dicas de como decorar sua casa para o Home office!
Jardins verticais
Popularizados por conta da praticidade, os jardins verticais ou paredes verdes são compactos, e por isso dão certo em qualquer tipo de ambiente. Sua base pode ser feita com pallets, prateleiras ou até mesmo grama sintética. A escolha fica por conta do gosto de quem for montar!
A dica é combinar flores com outras espécies de plantas artificiais, seguindo a paleta de cores da decoração da casa. É uma ótima opção para quem quer dar um toque de natureza para dentro de casa, sem se preocupar com sujeira e manutenção.
Dicas importantes para aplicar o paisagismo com plantas artificiais
Busque por um bom material
Para não prejudicar a decoração, e não tirar o ar de naturalidade, é importante escolher com muito cuidado as plantas artificiais que serão utilizadas na sua casa.
É importante ficar atento ao material em que foram produzidas, afinal, se o material não for de boa qualidade, com a tecnologia 3D por exemplo, não só comprometerá o visual da sua decoração, como também diminuirá a vida útil das plantas.
Aqui na Brasfama Flores, por exemplo, você pode ficar super tranquila(o) com relação à qualidade do material de qualquer tipo de planta artificial, pois somos líder no mercado floral desde 1995, e estamos à frente utilizando as mais novas tecnologias do mercado. ?
Aqui estão algumas dicas de espécies de plantas artificiais do nosso catálogo que poderão ficar lindas no seu jardim, e com certeza darão um ar super realista:
- Orquídeas artificiais
- Costela de Adão artificial
- Arranjos de flores artificiais
- Suculentas artificiais
- Cactos artificiais
Ademais, opte por tons que sejam semelhantes ao das plantas naturais. Desse modo, você evita uma aparência muito sintética e consegue uma bela composição natural.
É importante cuidar das plantas artificiais para manter o aspecto natural
Você deve estar se perguntando “se as plantas artificiais não precisam de água ou luz, quais os cuidados eu deveria ter com elas?”
Fique tranquila(o) em relação a isso, pois as plantas artificiais realmente não precisam de água ou luz. Porém, para que elas permaneçam bonitas e com o aspecto mais natural, é preciso sim que você tome alguns cuidados, como:
- Evitar deixá-las expostas diretamente ao sol, pois a cor pode ficar desbotada.
- Limpar as plantas, usando um pano molhado ou espanador de penas;
- Se preferir, utilize sabão ou detergente neutro;
- Seque-as com secador de cabelo ou em local protegido do sol.
Lembre-se dos vasos decorativos
Muitas pessoas acabam se esquecendo desse item importantíssimo para qualquer decoração. Os vasos decorativos irão “dar a liga” perfeita da decoração do ambiente com as flores e plantas escolhidas, sendo até mesmo utilizados para “mascarar” as plantas artificiais.
Para que as plantas artificiais se aproximem mais das opções encontradas na natureza, é importante ter atenção na escolha dos vasos em que serão colocadas. Opte por aqueles que contenham artefatos naturais, como pedrinhas e cascalhos para dar um toque mais real e rústico.
Para compor melhor o ambiente e dar aquela atmosfera típica de casas do campo, misture as suas flores artificiais com algumas espécies naturais que não precisem de tanto cuidado – também é uma opção interessante. ?
DIY (Do It Yourself) – Agora chegou a sua vez!
Agora é hora de colocar todas as nossas dicas em prática e buscar as melhores opções de plantas e flores artificiais para decorar a sua casa. Lembre-se, não fique receosa(o) e deixe a sua criatividade fluir! ?
No mercado, lojas como a Brasfama Flores contam com itens que transformarão seu ambiente, com a qualidade necessária dos materiais para criar cenários naturalmente deslumbrantes em qualquer cantinho da sua casa.
? Quer ficar por dentro sobre como montar seus próprios arranjos florais artificiais, de forma que fiquem com aspecto natural e com a sua personalidade? Visite o nosso canal do YouTube e assista a diversas aulas online gratuitas!