Para ter um momento de relaxamento e paz, não é preciso viajar para lugares distantes e místicos, como a personagem do livro “Comer, Rezar, Amar” (2006), de Elizabeth Gilbert. No famoso best-seller que virou filme, Liz procura tranquilidade na Índia, Itália e Indonésia. Porém, os seus clientes podem desfrutar do descanso mental e físico no conforto do seu lar, utilizando apenas uma decoração zen.
Devido ao crescente aumento do estresse causado por rotinas cada vez mais tumultuadas e corridas, os projetos de ambientes residenciais têm adotado referências zen, fazendo com que, além de bonito, o lar fique confortável para os moradores relaxarem.
Então, que tal aprender algumas estratégicas para trabalhar a decoração zen nos projetos dos seus clientes? Para isso, continue a leitura e coloque tudo em prática!
Escolha o melhor espaço da casa
Para que o espaço zen funcione é necessário que ele esteja situado no melhor lugar da casa. Isso quer dizer que a montagem da decoração deve ser feita em um ambiente silencioso, que receba uma quantidade considerável de iluminação natural e, de preferência, que não tenha fluxo constante de pessoas.
O espaço deve ser estratégico, como um jardim de inverno, um canto de leitura ou uma varanda, para que ele seja um refúgio no lar. Porém, nada impede que o cantinho zen seja menor, como na sala de estar, com a adição de itens funcionais para esse tipo de decoração, como veremos adiante.
Invista no lado sensorial da decoração zen
Uma decoração relaxante requer detalhes que mexam com os sentidos das pessoas. Então, aposte em texturas macias e confortáveis nos móveis, bem como velas aromáticas, incensos e difusores de óleos essenciais.
Outra dica é trabalhar a iluminação, tanto a natural quanto a artificial — essa última, de forma pontual e difusa. Hoje é possível encontrar muitas luminárias e cordões de luz bonitos, delicados e com um preço especial, que incrementam o ambiente sem ser necessário gastar muito.
Prefira cores claras e neutras
Uma decoração zen não deve trazer tonalidades pesadas para o ambiente. Então, o melhor a se fazer é aplicar cores mais claras e neutras. Uma boa ideia é utilizar a psicologia das cores para estimular os sentidos — como na dica anterior — também dessa maneira.
Os tons esverdeados e azuis são respectivamente revigorantes e calmantes. Contudo, você também pode criar composições com o lilás ou tons pastéis, bem clarinhos e energizantes. As tonalidades da natureza, como o bege e o marrom da madeira são boas apostas, desde que não exagere na dose.
Aplique técnicas do Feng Shui
A cultura oriental sempre deu um banho de sabedoria quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida. A arte do Feng Shui é um ótimo exemplo de como eles se preocupam com cada detalhe do ambiente, que está diretamente conectado à vida de cada pessoa.
Para a técnica, lugares limpos e arejados trazem mais equilíbrio, paz e saúde. Além disso, é interessante espalhar cristais, pedras e espelhos que harmonizam a energia do local e deixam o astral do espaço mais positivo. Elementos da natureza também são bem-vindos, como plantas e fontes de água. Deixe o ar circular, aromatize o ambiente e oriente seus clientes a sempre jogarem fora objetos quebrados.
Adicione elementos decorativos zen
Os detalhes fazem toda diferença na decoração zen. Além de um mobiliário mais neutro e confortável, o segredo também está nas peças que compõem o espaço, como estátuas orientais, cristais, quadros com frases motivadoras, fontes, almofadas, tapetes decorativos ou para praticar meditação e yoga etc.
Como já foi falado, também vale incluir plantas no projeto decorativo. No entanto, nem sempre os moradores terão tempo ou condições de cuidar delas. Além dos cactos e suculentas, mais uma alternativa é utilizar flores artificiais, que deixam o aspecto harmonioso da mesma maneira.
A decoração zen é bem fácil de ser aplicada nos ambientes, não é mesmo? E com as dicas deste post, certamente você conseguirá elaborar bons projetos residenciais de forma simples, equilibrada e funcional. Seus clientes vão amar e aproveitar muito mais o lar enquanto refúgio para o descanso.
Gostou das dicas sobre decoração zen? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas aprendam essas técnicas?